PRAZO PARA REMATRÍCULA DO 1º SEMESTRE É PRORROGADO ATÉ 29 DE JANEIRO

Fica prorrogado até 29/01/2021 o prazo para a realização das Rematrículas para o 1º semestre/2021 dos alunos dos cursos de graduação da UNIFIPA. O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA prorrogou mais uma vez para até 29 de janeiro o prazo para os alunos que ainda não efetuaram as rematrículas dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia para o primeiro semestre de 2021. Este ano o processo é todo digital e o aluno poderá efetuar seu pedido de rematrícula através do portal online da instituição unifipa.com.br/rematrículas. Informações e atendimento também poderão ser feitos por meio da Central de Relacionamento com o Aluno (CRA) número 0800 772 5393 ou WhatsApp (17)99789-9449.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/01/2021 por Alan Gazola

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2021 TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA (15)

   As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 se encerram às 23h59 desta sexta (15). Notas do Enem 2019 serão aceitas.   O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares, entre elas está o Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA, com ofertas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Eng. Agronômica, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Pedagogia. O critério de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do novo ProUni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, com pelo menos 450 pontos. Também não é permitido tirar zero na redação nem ter um diploma de curso superior.   Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).   Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/. É possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Todos os dias, ao longo do período de inscrição, o sistema atualiza as notas de corte. O candidato poderá alterar as opções de acordo com as chances de ser aprovado.   O candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou frequentado a rede particular na condição de bolsista integral. Além disso, é preciso provar uma renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa (para bolsas de 100%) ou de três salários mínimos por pessoa (bolsas de 50%). Estudantes com deficiência e professores da educação básica do ensino público também estão aptos a participar.   ProUni 2021:EDITAL• Inscrição: 12 a 15 de janeiro de 2021• Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 19 a 27 de janeiro de 2021• Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 1º a 9 de fevereiro de 2021• Inscrição na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021• Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021• Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: 22 a 25 de fevereiro de 2021.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/01/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA FORMA SUA 14ª TURMA DE DIREITO COM COLAÇÃO DE GRAU ONLINE

Cerimônia aconteceu simultaneamente nas plataformas ZOOM e Youtube. Os 79 formandos do Curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino fizeram a sua colação de grau no último dia 11 de janeiro (segunda-feira). A solenidade de Outorga de Grau à 14ª turma de formandos aconteceu de modo online, por virtude das normas de distanciamento social, com transmissão ao vivo pelo ZOOM (sala dos alunos) e Youtube (familiares e demais espectadores).Divididos entre 5º Ano A e B, a cerimônia teve a presença online do Magnífico Reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, que fez a abertura da sessão convidando a todos para a execução do Hino Nacional. Também fizeram parte a Diretora de Educação e Vice-Reitora, Cristiane Procópio de Oliveira, a Pró-Reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, o Prof. Me. Alexandre Fontana Berto (representando o Coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Antônio Rossi) e os paraninfos Profa. Ma. Márcia Maria Menin (5º ano A) e Prof. Me. Alexandre Fontana Berto (5º Ano B).Após o juramento feito pela formanda Maria Heloisa Martins e a outorga de grau pelo Reitor, passou-se então a chamada nominal dos alunos. Caroline Augusto, oradora do 5º ano A, evidenciou os momentos vividos em sala de aula dizendo que “chegar à esta noite, mesmo que seja de uma forma que não gostaríamos, valeu todo o esforço e dificuldade, todas as lutas e vitórias aos longo de cinco anos juntos”. Para a oradora representante do 5º ano B, a palavra foi gratidão. “Hoje seria um dia perfeito para um abraço apertado e caloroso entre todos nós, mas infelizmente o que temos de mais concreto é a gratidão. Somos gratos pelo esforço e parceria de cada um dos nossos professores, funcionários e familiares”.Cerca de 120 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo Youtube. Ainda estiveram presentes na cerimônia as patronesses Profa. Beatriz Trigo (5º ano A) e Profa. Ana Paula Polachini (5º ano B), professores homenageados Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel e Prof. José Guilherme da Silva Augusto, e os funcionários homenageados Simone Zapata e Maria Estela Steves. PandemiaMais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA estão realizando colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorre de forma remota, por meio da plataforma de vídeo ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. (Fotos Comunicação Fundação Padre Albino)
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 13/01/2021 por Alan Gazola

ALUNA DE DIREITO DA UNIFIPA TEM PROJETO DE PESQUISA ENTRE OS DEZ MELHORES DO PAÍS

Apresentação de trabalho de pesquisa aconteceu no Congresso Nacional de Iniciação Científica, no final do ano passado. No dia 10 de dezembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA participou da 20ª edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, com trabalhos em grupo de pesquisa no campo da Biomedicina e do Direito, apresentados em modo online pelos alunos de iniciação científica. No campo do Direito, a apresentação de trabalho de pesquisa da aluna Lara Souza Doti, estudante do 5º ano, que tratou sobre ‘o direito aos alimentos no fim da conjugalidade, sob uma perspectiva feminina’, foi classificado entre os 10 melhores na categoria Ciências Humanas e Sociais. “O direito aos alimentos depende de algumas situações previstas na legislação, como o fim do casamento ou da dissolução da união estável. Ocorre que tal direito não é assegurado quando a requerente formula o pedido tempos depois da separação. Dentro desse cenário, foi desenvolvida uma crítica feminista para (i) demonstrar qual o perfil socioeconômico das mulheres que predominantemente pleiteiam alimentos nessas demandas perante o Poder Judiciário”, explica a estudante. O projeto apresentado pela discente é resultado do seu Trabalho de Conclusão aprovado em 2020, em banca de monografia realizada pela UNIFIPA, sob a orientação da Profa. Me. Márcia Maria Menin, com arguições das professoras Ana Paula Polacchini de Oliveira e Daniela Pinheiro. O CONICRealizado pelo SEMESP desde 2001, o CONIC tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. No mesmo ranking dos 10 classificados, tivemos o curso de Biomedicina, com a categoria Ciências Biológicas e Saúde, sendo um dos 10 melhores apresentados, como foi divulgado anteriormente. (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 11/01/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA E VOCÊ CONTRA A DENGUE

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) de Catanduva, está com você no combate ao mosquito transmissor da dengue. Neste mês de dezembro fizemos ações de combate nos campi Sede e São Francisco, sanitizando ralos, calhas e recolhendo materiais que possam acumular água.  Orientando nossos colaboradores com os materiais disponibilizados pela EMCAa tivemos retorno positivo. E para dar o exemplo, nosso colaborador Carlos deu o seu recado em um vídeo que está rolando nas redes sociais da UNIFIPA (Facebook e Instagram). Afinal, é preciso conhecer bem nosso inimigo.  Chegou a hora de agir, mudar hábitos e combater o mosquito em nossas casas, na universidade e em toda a cidade. Solicite palestra dos profissionais do município e utilize o material didático oferecido. Faça um checklist semanal e verifique os focos onde o Aedes aegypti costuma se reproduzir. Só assim ficaremos livres da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.  (Fotos: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA SEDIARÁ PROJETO DE PESQUISA SOBRE REGENERAÇÃO DA PELE E CÓRNEAS

Ação faz parte de projeto de pesquisa multicêntrico realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi aprovado pelo CNPq, fundação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, importante projeto de pesquisa multicêntrico envolvendo instituições de ensino superior do Brasil e do Canadá, do qual o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) é uma das instituições colaboradoras, pois será sede da realização de toda a parte de experimentação animal da investigação, que é a aplicação de produto inovador para processos regenerativos de pele e córnea. A ação será coordenada pelas Profas. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti, professora do Instituto da Saúde, que comandarão os Laboratórios Multidisciplinares de Pesquisa e Unidade Didática e de Pesquisa Experimental (UDPE). Pela importância da participação no projeto, a UNIFIPA receberá duas bolsas de estudos, sendo uma de mestrado e uma de doutorado, além de verba para aquisição de equipamentos e insumos destinados ao desenvolvimento do projeto. “Estamos muito felizes com a aprovação do projeto. Isto mostra o fortalecimento de parcerias que a instituição possui”, comemora a Profa. Giovana. Para a Profa. Ana Paula, “um projeto de tamanha grandeza como este permite o crescimento da pesquisa institucional”. O projeto chamado ‘Desenvolvimento de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe para a Engenharia de Tecidos oculares e da pele’ terá a duração de três anos, contando com docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Laval (Canadá) e Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Piemonte Orientale, em Novara (Itália). Junto da UNIFIPA, a R-Crio (Campinas/SP), laboratório de bioengenharia com células-tronco, e a EMBRAPA farão parte dos estudos. (Foto: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISAS EM FITOTERÁPICOS DA UNIFIPA SÃO DESTAQUE NO CONIC-SEMESP 2020

Projeto foi classificado entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. No dia 10 de dezembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA participou de mais uma edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, com trabalhos em grupo de pesquisa em fitoterápicos, apresentados em modo online pelos alunos de iniciação científica, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Como resultado das apresentações, o projeto ‘Avaliação das propriedades cicatrizantes do extrato de Garcinia brasiliensis em modelo de lesão cutânea usando Gasdermina-D como marcador de morte celular necrótica’ ficou entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. O projeto foi apresentado por Amarilys Zucoloto (graduação de Medicina), Natielly Tinti (graduação de Biomedicina), Roberto Guandalini (graduação de Medicina), Ariane Yoshikawa, Melina Iyomasa-Pilon e Jéssica Messias da Silva, técnicas da UNIFIPA, Prof. Me. Lucas Possebon e Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno. Realizado pelo Semesp desde 2001, o CONIC tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. “Anualmente, a UNIFIPA reforça e estimula a participação de alunos de iniciação científica no evento, para o qual disponibiliza apoio financeiro”, explica a Profa. Dra. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISA COM FITOTERÁPICOS LEVA O NOME DA UNIFIPA PARA O EXTERIOR

Com parcerias internacionais no campo da pesquisa, a instituição participou da APCoRE 2020 através de conferência on-line. A linha de pesquisa com fitoterápicos, desenvolvida nos laboratórios multidisciplinares da UNIFIPA, permitiu, além da parceria com a Universidade de Aveiro, de Portugal, colaborações com instituições da Ásia, o que possibilitou a participação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, no comitê científico do evento ‘APCoRE (Asian Pacific Consortium of Researchers and Educators) Virtual Conference’, realizado de 2 a 4 de dezembro, como membro do comitê e na condução de apresentações de trabalhos científicos como moderadora da sessão ‘Natural & Applied Sciences’. A conferência tem como objetivo promover, fortalecer e mensurar resultados de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações na região da Ásia e do Pacífico, em vários campos de disciplinas, contanto com o apoio de instituições do mundo inteiro. No evento também foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na UNIFIPA, resultados parciais dos projetos de doutorado de Helena Ribeiro Souza e Lucas Possebon, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula, junto ao programa de pós-graduação em Biociências da Unesp (São José do Rio Preto), com a participação de alunos de graduação, técnicas e docentes do curso de Medicina da UNIFIPA. ApresentaçõesNo dia 2 de dezembro, o trabalho ‘Phytochemical, antioxidant and cytotoxic profile of Garcinia brasiliensis extract and its effects on cell adhesion’ (Perfil fitoquímico, antioxidante e citotóxico do extrato de Garcinia brasiliensis e seus efeitos na adesão celular) foi apresentado pela técnica do laboratório de imuno-histoquímica, Helena Ribeiro Souza, com as participações de Harissa Padovez Rays, Nicolas Joseph Della Matta, Isabela Teodoro Parra, Ariane Harumi Yoshikawa, Giovana Aparecida Gonçalves-Vidotti, Ana Paula Girol. Já no dia 3 de dezembro, a docente Profa. Sara de Souza Costa apresentou o trabalho ‘Ethanolic extract of Garcinia brasiliensis leaves: phytochemical and cytotoxic assays and effects of administration on endotoxin-induced peritonitis’ (Extrato etanólico de folhas de Garcinia brasiliensis: ensaios fitoquímicos e citotóxicos e efeitos da administração na peritonite induzida por endotoxinas), com as colaborações de Lucas Possebon, Jéssica Messias da Silva, Ariane Harume Yoshikawa, Sara de Souza Costa, Melina Mizusaki, Iyomasa Pilon, Helena Ribeiro Souza e Ana Paula Girol. UNIFIPA InternationalDando ênfase na participação do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA em pesquisas envolvendo compostos fitoterápicos, a Instituição foi aceita com publicação em revista de grande impacto internacional, a ‘Scientific Reports – Nature’, relacionado à colaboração da Profa. Dra. Ana Paula Girol em pesquisa realizada durante o pós-doutorado. O trabalho ‘Biological and physical approaches on the modulatory functions of potential piplartine (piperlongumine) and annexin A1 mimic peptide interactions’ (Abordagens biológicas e físicas sobre as funções modulatórias de potenciais piplartina (piperlongumina) e anexina A1 mimetizam interações de peptídeos) foi publicado na edição 2020 da revista. Para o desenvolvimento do trabalho participaram pesquisadores de diferentes instituições nacionais: FAMERP, UNESP de São José do Rio Preto, UNIFIPA, USP São Paulo, Federais de Alfenas, Ceará e Paraíba e Fiocruz/Bahia. “Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais as parcerias nacionais e divulga internacionalmente a participação da UNIFIPA em pesquisas científicas”, disse a Profa. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

Candidatos deverão fazer a matrícula presencialmente até o dia 23 de dezembro.  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) publicou na manhã desta segunda-feira, 14, por meio do endereço eletrônico unifipa.com.br/vestibular as listas dos candidatos aprovados do Processo Seletivo Unificado 2021. Ao todo são ofertadas 1.010 vagas divididas em oito cursos de graduação. Para os aprovados fica destinado o período de 14 a 23 de dezembro de 2020 para a realização das matrículas, no horário das 8h às 21h, nas respectivas secretarias do curso escolhido, pessoalmente ou por procuração, efetuando o pagamento da matrícula, conforme estipula o edital de convocação, fornecendo os documentos exigidos.  Remanejamento – O candidato aprovado poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade vagas.  Este ano a instituição optou por realizar processo seletivo especial, devido à impossibilidade de promover provas 100% presenciais durante a pandemia de Covid-19. Para participar da seleção o candidato escolheu os seguintes critérios de ingresso:- Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS;- Processo Seletivo Remoto para realização da prova online, no local de referência- Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015;- E para os candidatos que já possuem algum diploma de graduação superior.  A UNIFIPA dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA PRORROGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2021

  Inscrições abrem nesta terça-feira (15) por prazo indeterminado. Provas terão quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA prorrogou o edital do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos em 2021, com possibilidade de optar entre quatro formas de ingresso: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015, e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior. O Edital do Continuado já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições têm início nesta terça-feira, devendo ser realizadas no mesmo endereço com escolha da data de realização da prova.   Quanto à divulgação do resultado, já no dia posterior à realização da prova, o candidato deve acessar o site do vestibular ou e-mail de cadastro. As matrículas acontecem logo após a divulgação do resultado, presencialmente, na secretaria acadêmica do curso pretendido, com apresentação dos documentos exigidos no edital.    Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece vagas para os oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é de R$ 20 e os candidatos serão submetidos a prova online, contendo redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.    Dos requisitos para inscrição a instituição requer que o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o Ensino Médio ou equivalente. A UNIFIPA participa do Programa Universidade para todos e dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.    (Foto Comunicação FPA)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA EDITAL DAS REMATRÍCULAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

As rematrículas serão realizadas on-line e englobam os nove cursos de graduação da instituição.  A UNIFIPA, procurando facilitar a rotina de seus alunos, informa que as rematrículas para o 1º semestre de 2021 poderão ser feitas em modo on-line. O período será de 4 a 22 de janeiro de 2021, conforme consta no Edital já publicado no site da instituição unifipa.com.br.  As rematrículas são para os acadêmicos dos cursos de graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia, devendo ser realizadas através do portal do aluno unifipa.com.br/rematriculas. Acessando o sistema, deverá realizar o devido aceite, onde será confirmado automaticamente o seu Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da UNIFIPA e, na sequência, emitir o boleto para pagamento da primeira mensalidade de 2021 (janeiro/2021).  Importante salientar que, segundo o edital, somente estará disponível a rematrícula ao aluno que estiver devidamente adimplente com suas obrigações financeiras, sendo que o aluno que possuir débitos financeiros deverá entrar em contato e regularizar sua situação.  O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está disponível para qualquer dúvida através dos fones (17) 3311-3328 (Atendimento e/ou Setor Jurídico), (17) 3311-3223 ou 3311-3373 (Secretaria Acadêmica) e na Central de Relacionamento ao Aluno (CRA), através dos telefones (17) 3311-3938 ou 0800 772 5393. Consulte o edital na página unifipa.com.br.  (Foto: Comunicação & Marketing FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/12/2020 por Alan Gazola

FORMANDOS 2020 DA UNIFIPA TERÃO COLAÇÃO DE GRAU ONLINE

Primeira cerimônia virtual será transmitida via ZOOM com a 46ª Turma de Medicina.  Mais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA realizarão sua colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma de videochamada ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau.  A secretária geral da UNIFIPA, Josiane Zambon, será uma das cerimonialistas durante a transmissão. "É muito difícil levar, da mesma forma, evento que ocorria presencialmente para o online. As adaptações são necessárias e é preciso relativizar, entender que as coisas mudam", observa ela. Para a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Maria Cláudia Parro, além de representar momento histórico, a solenidade faz parte do plano de contingência traçado pela instituição nos últimos meses. "A solenidade virtual é mais um desafio neste momento de pandemia que estamos vivendo. Acreditamos que, mesmo online, será momento muito importante na vida desses estudantes e futuros profissionais médicos, enfermeiros, educadores, biomédicos, engenheiros agronômicos, advogados, administradores, profissionais da educação física e farmacêuticos, que irão para o mercado de trabalho", ressaltou.  Calendário de formaturas A colação de grau dos cursos ocorrerá nos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021. As datas poderão sofrer alterações. São elas: Dia 04/12, às 16h – Medicina Dia 11/12, às 19h30 – Enfermagem Dia 15/12, às 19h – Educação Física - Licenciatura e Bacharelado Dia 16/12, às 20h – Pedagogia Dia 11/01/2021, às 19h30 – Direito Dia 13/01/2021, às 19h30 - Administração  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 02/12/2020 por Alan Gazola

MESMO COM PANDEMIA, CEPRAJUR DO DIREITO UNIFIPA REALIZA ATENDIMENTOS

             Em razão da pandemia da COVID-19 não houve atendimento do CEPRAJUR – Centro de Prática Jurídica do curso de Direito da UNIFIPA até setembro deste ano.             Segundo informações do Prof. Me. Donizett Pereira, de março a setembro de 2020 foi elaborado software pela T.I. da UNIFIPA, estratégia que gerou cinco atendimentos virtuais a clientes. Ainda segundo Donizett, no mesmo período foram feitos atendimentos a processos via parceria do coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Rossi, com a Procuradoria Geral do Estado, ocasionando três participações em processos.             Por fim, mediante convênio com o CEJUSC foram realizados 30 procedimentos na sede do curso de Direito, no Campus São Francisco. Portanto, no total foram realizados 38 atendimentos à população de Catanduva.
Direito
Publicado em 30/11/2020 por Mauro Assi

TERMINA A VESTUNIFIPA 2020

             O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA encerrou no último dia 25 a VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões com os cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica, apresentação do jornalista Cristiano Geraldi e transmissão pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva. Nas lives os coordenadores falaram sobre os cursos, a estrutura oferecida, as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e os projetos de extensão e pesquisa oferecidos, com participação de egresso ou aluno.             O Prof. Me. Antônio Ágide Mota Júnior, coordenador do curso de Administração, teve a companhia de Daniel Oliveira, ex-aluno e administrador proprietário de empresa de consultoria. Coordenador do curso de Direito, o Prof. Dr. Luís Antônio Rossi levou os convidados Dra. Leila Renata Ramires Masteguin e Dr. Jesus Nagib Beschizza Feres, ex-alunos e atuantes nas áreas Trabalhista e Previdenciária. O curso de Engenharia Agronômica foi representado pelo coordenador Prof. Dr. João Paulo Ferreira e por Leandro Henrique Teixeira Moreira, aluno do 3º ano, que trabalha em multinacional agrícola, na área de projeto de topografia e sensoriamento remoto.             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações e formas de ingresso podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/11/2020 por Mauro Assi

O SEGUNDO DIA DA VESTUNIFIPA

            O segundo dia da VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA trouxe os cursos de Educação Física, Farmácia e Pedagogia.             Com apresentação do jornalista Cristiano Geraldi, a primeira live foi do curso de Educação Física.  O coordenador Prof. Me. Igor Augusto Braz falou sobre a estrutura oferecida em equipamentos, laboratórios e oportunidades de estágios. O convidado, o egresso e pós-graduado na UNIFIPA Welker Júnio Oliveira Silva Bitazzi, CEO da Equipe +Saúde, lembrou da importância da instituição oferecer projetos de extensão e pós-graduação, este último como forma continuada da carreira.             Em seguida, a coordenadora Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno informou que o curso de Farmácia, além de laboratórios para as aulas práticas, oferece estágio aos alunos desde o primeiro ano e que o farmacêutico tem mais de 100 áreas de atuação. Natália de Cássia Gonzales de Almeida Casanova, aluna do 2º ano, já trabalhando em farmácia de manipulação, frisou o quanto foi importante, não somente a estrutura que o curso oferece, mas também a oportunidade de estágios que garantiram a sua empregabilidade. Contou que o marido também optou por fazer o curso de Farmácia e está no 1º ano.             A última live do dia foi do curso de Pedagogia. A coordenadora Profa. Dra. Silene Fontana, além da estrutura oferecida e da qualidade do curso, comprovada pelas avaliações por que passou, citou as bolsas de estudo da CAPES – PIBID e Residência Pedagógica e os projetos de extensão. Júlia Alamino Ribeiro, ex-aluna e auxiliar administrativo do Colégio Objetivo, ressaltou a importância que os estágios remunerados tiveram em seu currículo.             As lives do último dia serão dos cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica. A transmissão é feita pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva https://www.youtube.com/unifipacatanduva             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/11/2020 por Mauro Assi

O PADRE ALBINO SAÚDE É PARTE DA FUNDAÇÃO!

O PADRE ALBINO SAÚDE é parte da FUNDAÇÃO! O Padre Albino Saúde oferece planos privados de assistência à saúde nas modalidades individuais, coletivas e empresariais. O plano se destaca pela sua infraestrutura por meio de seus consultórios próprios com diversas especialidades, Centro de Atenção Primária, Medicina Preventiva, Serviço de Assistência Domiciliar e atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil pelo Sistema Abramge.    Os beneficiários do PAS contam com o conforto de seus consultórios próprios com diversas especialidades em ambiente único; Médico de Família preparado para acompanhar todo o histórico de saúde do paciente; equipe multiprofissional que promove a qualidade de vida por meio da Medicina Preventiva, com academia livre, grupos de emagrecimento saudável e gerenciamento de crônicos; laboratórios e serviços e ampla rede de credenciados. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 19/11/2020 por Marcella Milani

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! Antigo Museu Padre Albino, mantém viva a memória de Monsenhor Albino através de peças, objetos, documentos, fotos, pinturas e depoimentos que contam histórias, passagens e benfeitorias do patrono da Fundação, além de hemeroteca especializada sobre a história de Catanduva, sendo fonte de consultas e pesquisas para estudantes e interessados.  O CCHPA, antigo Museu Padre Albino, inaugurado em 1999, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h, com entrada franca e visitas monitoradas. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar visita pelo telefone 3522-4321. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 18/11/2020 por Marcella Milani

A UNIFIPA É DA FUNDAÇÃO!

A UNIFIPA é da FUNDAÇÃO! A UNIFIPA oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Saúde, Humanas e Exatas com qualidade comprovada pelo MEC, infraestrutura completa e professores mestres e doutores.   Com 50 anos de tradição, a UNIFIPA teve seu ponto de partida em 1969 com a instalação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e atualmente oferece graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 17/11/2020 por Marcella Milani

O COLÉGIO CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O COLÉGIO CATANDUVA é da FUNDAÇÃO!   O Colégio Catanduva atua no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, promovendo a formação completa por meio de vastos recursos pedagógicos e tecnológicos, amplas instalações e profissionais capacitados, proporcionando aprendizado de excelência aos seus alunos.  Iniciando a educação desde o Ensino Infantil, o Colégio Catanduva acompanha seus alunos até o Ensino Médio e curso técnico, preparando-os para o Ensino Superior, a vida profissional e o mercado de trabalho. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Marcella Milani

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS

  COMUNICADO SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) comunica que a partir do dia 16/11/2020 as aulas presenciais estão suspensas em todos os cursos oferecidos, pelo período inicial de 10 (dez) dias.Informa, ainda, que o Comitê de Monitoramento  COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder, o mais prontamente possível, qualquer mudança no cenário.  Nossa Central de Monitoramento, através do telefone (17)3311-3347, está à disposição para quaisquer outras dúvidas.   Agradecemos a compreensão.    Catanduva, 16 de novembro de 2020.        CRISTIANE PROCÓPIO DE OLIVEIRADiretora de EducaçãoFundação Padre Albino    PROFA. DRA. MARIA CLÁUDIA PARROPró-Reitora Acadêmica e de GraduaçãoCentro Universitário Padre Albino  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Alan Gazola

O RECANTO MONSENHOR ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O RECANTO MONSENHOR ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Recanto Monsenhor Albino é sucessor do Lar dos Velhos, instituição criada por Padre Albino em 1929 para garantir qualidade de vida e conforto aos idosos. Atualmente assiste a 36 idosos, oferecendo estrutura completa e assistência médica.  Atendendo idosos de ambos os sexos, o Recanto Monsenhor Albino visa acolher as necessidades de moradia, alimentação, saúde e convivência social e familiar.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 13/11/2020 por Marcella Milani

O AME CATANDUVA É ADMINISTRADO PELA FUNDAÇÃO!

O AME CATANDUVA é administrado pela FUNDAÇÃO! A gestão do AME Catanduva é realizada pela Fundação Padre Albino com o objetivo de ampliar e proporcionar melhor atendimento à população encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde para tratamentos especializados. Desde 2012 o AME oferece consultas com médicos especialistas, exames, cirurgias oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos para Catanduva e 18 municípios da região.   Referência em cirurgias oftalmológicas e em cuidados de microcefalia para ZIKA positiva, o AME Catanduva recebeu 99,4% de aprovação em pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, ficando entre os principais do Estado em bom atendimento e resolutividade.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 12/11/2020 por Marcella Milani

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA é da FUNDAÇÃO! O HCC proporciona tratamento completo para pacientes de Catanduva e 18 municípios da região, por meio de atendimento ambulatorial, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.   O HCC possui equipamentos modernos e profissionais especializados para garantir atendimento humanizado e de excelência. Com o primeiro ano do Serviço de Radioterapia, que fechou o ciclo de tratamento do câncer, o HCC realizou 5.845 sessões de radioterapia, 5.355 sessões de quimioterapia, 8.892 atendimentos ambulatoriais e 775 cirurgias.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 11/11/2020 por Marcella Milani

UNIFIPA DIVULGA EDITAL COM DATAS DO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

  Inscrições serão abertas de 23 de novembro e vão até 02 de dezembro. Provas serão realizadas entre os dias 04 a 10 de dezembro de 2020, com quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino divulga o edital com todas as datas importantes do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos, em 2021. A novidade este ano será no sistema de ingresso, onde o candidato poderá optar entre: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015; e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior.   O edital já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições iniciam no dia 23 de novembro e vão até 02 de dezembro, devendo ser realizadas no mesmo endereço. Para as provas agendadas, o período de escolha vai de 04 a 10 de dezembro e os resultados de classificação e matrículas serão entre os dias 14 a 23 de dezembro.   Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece um total de 1.010 vagas. Ao todo, oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração de Empresas (180 vagas), Biomedicina (100 vagas), Direito (100 vagas), Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura (200 vagas), Enfermagem (90 vagas), Engenharia Agronômica (120 vagas), Farmácia (120 vagas) e Pedagogia (100 vagas). Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é R$ 20, e os candidatos serão submetidos a uma prova online, contendo uma redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.   Dos requisitos para a inscrição a instituição requer com o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o ensino médio ou o equivalente. A IES participa do Programa Universidade para todos.    A UNIFIPA dispõe de um canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o Edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular. (Foto Divulgação)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Alan Gazola

O HOSPITAL PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Hospital Padre Albino atende pacientes de Catanduva e de outros 18 municípios da região, com mais de 13 mil internações e 66 mil atendimentos de Urgência e Emergência por ano.    Com 65% de seus atendimentos voltados ao SUS, o Hospital Padre Albino é referência nacional em tratamento de queimados, possui Centro de Hemodiálise; Maternidade; Unidade do Coração; Banco de Leite; UTI’s Pediátrica, Neonatal e Adulta; Centro Oftalmológico; Hemodinâmica; Medicina Nuclear; Litotripsia e Medicina Diagnóstica.
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Marcella Milani

DIREITO UNIFIPA PROPORCIONA ALTOS ÍNDICES DE INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

       O curso de Direito da UNIFIPA oferece sólida formação humanista e substanciosa jornada de dedicação para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, focadas não apenas no ensino, mas também em intensas atividades de pesquisa e extensão.             Com excelentes avaliações – 5 do MEC, 4 no ENADE e expressivas aprovações no exame da OAB, além da infraestrutura completa que a UNIFIPA oferece, o curso possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, biblioteca com amplo acervo atualizado e assinatura de mais de 20 periódicos de atualização; salas de aulas equipadas com os mais modernos recursos tecnológicos; CEPRAJUR (Centro de Prática Jurídica); Escritório de Assistência Jurídica; salão de audiência e CEJUSC.             Com corpo docente composto por professores mestres e doutores, o curso, segundo o seu coordenador, Prof. Dr. Luís Rossi, “com formação humanista, valoriza a ética e moral, proporciona aulas teóricas, práticas, pesquisas, extensões e eventos; monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico; preparação para concursos e entrevistas de trabalho; aulas de prática jurídica e mantém atenção em interesses locais e regionais, com disciplinas como Direito Agrário, Direito Ambiental e Direito do Consumidor”.             Rossi destaca, também, os projetos de extensão para a comunidade, como Controle de Gastos Públicos, palestras com renomados juristas e eventos de significativa repercussão, como Seminário de Direito Previdenciário; Encontro de Direitos Humanos; Colóquios sobre Direito de Família; Colóquios de Direito Civil e Processo Civil, assim como a pesquisa de seus alunos, que tem participação premiada no CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP), com projetos interdisciplinares e com temas inovadores realizados pelos docentes. O curso anualmente publica a Revista “Direito e Sociedade”, com artigos científicos elaborados pelos alunos, sob orientação e supervisão de professores pesquisadores, proporcionando sedimentação do conhecimento.             O coordenador ressalta que os alunos têm salão de audiências para as aulas de prática jurídica, possibilitando realizar orientações jurídicas e de cidadania supervisionados por professores, além de júri simulado e diversas outras atividades; CEJUSC (Centro de Conciliação Judiciária de Solução de Conflitos e Cidadania), órgão do Poder Judiciário que tem por objetivo a solução mediada de conflitos, e possibilidades de estágios, graças a convênios que o curso mantém com diversas instituições públicas e privadas.             “O Centro de Práticas Jurídicas/Ceprajur proporciona ao aluno formação com experiências nas várias áreas do Direito, através de simulações de episódios enfrentados por profissionais do Direito, bem como oferece oportunidades de estágios e, inclusive, possibilita ao aluno, supervisionado por professores, prestar orientações jurídicas e de cidadania”, acrescenta Rossi.             Com participação ativa em projetos de pesquisa e extensão do curso, os egressos, através de sua Comissão, promovem atividades extracurriculares, como oficinas, grupos de estudos e palestras. Os graduados pelo Direito da UNIFIPA têm altos índices de inclusão no mercado de trabalho, com expressiva empregabilidade em escritórios, empresas, aprovação em concursos públicos, além de exercerem a docência em faculdades e universidades.             As inscrições para o Vestibular Unificado 2021 do curso de Direito da UNIFIPA estarão abertas de 23/11 a 02/12/2020. As formas de ingresso e mais informações estão no edital em www.unifipa.com.br
Direito
Publicado em 06/11/2020 por Mauro Assi

EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO PROMOVEM PALESTRAS SOBRE LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS - LGPD

Com palestras em série on-line, o evento promoverá melhor entendimento sobre essa nova lei, que visa garantir maior proteção dos dados pessoais.  A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 e regulamentou o tratamento e uso de dados pessoais no Brasil com o propósito de proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e livre desenvolvimento das pessoas que fornecem dados em formulários da internet ou meios difusos. A Lei 13.709/2018 impacta desde o titular do dado pessoal, que deve ter seus direitos resguardados e seus dados tratados nos moldes impostos pela legislação, como também todas as pessoas físicas ou jurídicas que fazem o uso desses dados para fins comerciais, com exceção para finalidades exclusivamente particulares e não econômicos ou fins acadêmicos, jornalísticos, artísticos ou de segurança pública, defesa nacional, segurança do Estado ou investigações ou infrações penais. Assim, diante dessa nova legislação, nos dias 5, 10 e 26 de novembro, a Comissão de Egressos do curso de Direito da UNIFIPA propõe, em evento, análise da necessidade de adoção de boas práticas pelos profissionais do Direito, especialmente no âmbito da advocacia. “É necessário compreender a importância da proteção dos dados pessoais, uma vez que as informações que deixamos em diversos canais de serviços servem como estatísticas políticas, econômicas e sociais não apenas para órgãos governamentais, mas também para empresas da iniciativa privada. Em outras palavras: nossos dados valem muito, inclusive dinheiro para eles”, alerta Leila Masteguin, presidente da Comissão de Egressos do curso de Direito da UNIFIPA. Com certificação de participação de 2 horas, o evento será gratuito, voltado à atualização jurídica e aperfeiçoamento da prática forense, além de público geral interessado. Com transmissão através da plataforma Zoom, a inscrição para certificado deve ser feita através do e-mail leila.masteguin@hotmail.com ou pelo whatsapp (17) 99624-5181. Na mensagem deverá conter nome completo, telefone, e-mail e CPF do interessado.  Ciclo de palestrasAs oficinas jurídicas serão realizadas sempre às 19h, com transmissão através da plataforma ZOOM, por ex-alunos do curso de Direito, conforme programação abaixo:  Dia 05/11 – ‘IMPACTOS DA LGPD NA ADVOCACIA’Dra. Isabela S. Rainho de Oliveira Poli e Dra. Paloma Fernandes Lins.ID Zoom: 953 4020 8539 | Senha: 117533  Dia 10/11 – ‘LGPD E OS REGISTROS PÚBLICOS: PRIVACIDADE x PUBLICIDADE’Dr. Jefferson Lucas Monsani Alves. ID Zoom: 988 7696 7736 | Senha: 236116  Dia 26/11 – ‘AGRAVO DE INSTRUMENTO NO CPC/2015: CABIMENTO E PETICIONAMENTO’Dr. Álvaro José Haddad de Souza.ID Zoom: 946 2872 7024 | Senha: 363507
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 05/11/2020 por Alan Gazola

O DIREITO UNIFIPA VISTO POR PROFESSORES E ALUNOS

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) nas últimas três edições (XVII, XVIII e XXIX) do Exame da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil constatou que o curso de Direito da UNIFIPA está na 13ª posição no Estado e a 52ª em nível nacional no ranking de Instituições de Ensino Superior privadas com maior número de aprovações. Este resultado soma-se a outras avaliações já realizadas, inclusive pelo MEC, que colocam o Direito da UNFIPA como curso de qualidade e o ranqueia entre os melhores do país.             Mas o que dizem os professores e alunos do curso? Luís Rossi, doutor, advogado, Coordenador do curso e professor - “Esse resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente de mestres e doutores altamente preparado e dedicado e estudantes engajados e focados”. Willian Delfino, mestre, advogado e professor - “Sempre, ao longo dos anos que estou na UNIFIPA, verifico que o corpo docente tem o intuito de formar seres humanos responsáveis e não apenas mero acadêmicos recém-formados. Já está enraizado no corpo docente (coordenação e professor) esta forma de formar os alunos, de forma diferenciada em relação às demais faculdades na nossa microrregião. Nosso aluno sai do curso com responsabilidade profissional. Enfim, temos o "nosso jeitão" de formar os futuros operadores do direito; isso é só nosso, o que, aliás, tem dado grandes resultados ao longo deste último decênio”. Marcos Oliveira de Melo, mestre, procurador federal e professor - “A UNIFIPA se diferencia pelo viés humanista característico nas relações acadêmicas, que somado a especializado corpo docente e administrativo produz resultados de excelência. Por isso a UNIFIPA é que reconhecida pela comunidade estudantil como instituição de ensino de referência regional”. Maria Tereza de França Roland, doutora e professora - “O diferencial do curso de Direito da UNIFIPA está na proposta pedagógica de formação integral do graduando, na equipe coesa, formada pela coordenação, coordenadorias de ensino, pesquisa e extensão e docentes, bem como na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento”. Beatriz Trigo, mestra, advogada e professora - “O curso de Direito da UNIFIPA foi estruturado nos pilares do ensino, pesquisa e extensão de modo que o aluno tenha uma formação completa desde o primeiro ano da faculdade até o quinto ano. Oferece atividades teóricas e práticas, permitindo a proximidade entre docentes e discentes, com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho nos mais diversos ramos e carreiras jurídicas. O viés humanista do curso permite que nossos alunos busquem sempre a justiça social”. Gustavo Casagrande Canheu, mestre, tabelião e professor - “O curso de Direito da UNIFIPA se diferencia pela formação que proporciona ao seu aluno, preparando-o não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. Com estrutura diferenciada e grande incentivo à pesquisa e extensão, o curso forma não só operadores do direito, mas cidadãos na acepção mais ampla da palavra”. Luís Roberto Rissi, especialista, delegado de polícia e professor - “O foco na preparação jurídica e humanística do aluno para vida e para o trabalho representa o ponto principal de atuação do curso, que conta com profissionais capacitados e dedicados na busca constante destes resultados”. Donizett Pereira, mestre, advogado e professor - “O diferencial do curso de Direito da UNIFIPA é a forma de ensino, comprometida com os melhores métodos pedagógicos, aliados ao grande engajamento do corpo discente, alinhado com as propostas apresentadas”. Márcia Maria Menin, mestra, advogada e professora - “A UNIFIPA se apresenta como instituição cujo projeto pedagógico encontra-se totalmente vinculado às exigências do Ministério da Educação. Esta realidade acarreta a reprodução de um ensino criteriosamente pensado e aplicado por corpo docente de qualidade e com ampla adesão do seu alunado. A pesquisa, extensão e o ensino, todos com fundamento no estudo dos direitos humanos, denotam a relevância da qualificada relação ensino-aprendizagem para a formação teórica, prática e notadamente humanista do futuro operador do Direito”. Franco Cossu Júnior, doutor e professor - “Um trabalho educacional bem-sucedido, nos seus variados aspectos possíveis, é sempre o resultado direto de uma convergência de ações que, ao longo do tempo, fizeram-se concretas e claras em seus objetivos. A UNIFIPA, por tradição, é exemplo ímpar de comprometimento institucional com a qualidade de ensino, não só pela capacidade física de suas instalações, mas sobretudo pela formação técnica e humanista que oferece a seus alunos, através do trabalho comprometido de docentes, coordenadores e funcionários”. Ana Paula Polacchini de Oliveira, doutora, advogada e professora - “O curso de direito da UNIFIPA é reflexo da dedicação, da interação, da criatividade e da competência de todos os envolvidos: docentes, estudantes, funcionários, instituição e comunidade. O diálogo entre ensino, pesquisa, e extensão é permanente e é construído de forma consistente por corpo docente qualificado e diversificado e por estudantes comprometidos. As ações do curso são desenvolvidas e executadas em atenção a uma formação humanista, técnica e reflexiva”. Assuero Rodrigues Neto, mestre, tabelião e professor. Entendo que o diferencial do curso de direito oferecido pela UNIFIPA pode ser representado por um tripé: coordenação atuante; corpo docente dedicado e discentes interessados. Some-se a isso estrutura moderna e o resultado não poderia ser outro que não o sucesso alcançado no Exame de Ordem. Não é exagero afirmar que o curso de direito da UNIFIPA, que já gozava de muito prestígio na região noroeste, hoje destaca-se em nível estadual e até mesmo federal. O vestibulando que procura qualidade em ensino, que o prepare para ingressar e ser bem-sucedido em qualquer carreira jurídica certamente a encontrará na UNIFIPA”. Kleber Henrique Saconato Afonso, mestre, advogado e professor. O diferencial do curso da UNIFIPA é o comprometimento na formação educacional, humanista e ética, com objetivo voltado para os alunos e o corpo docente. Além disso, conta com a preocupação na formação pessoal e profissional, tanto que os alunos que aqui se formam continuam presentes cooperando com as atividades disponibilizadas. A UNIFIPA consegue, ao mesmo tempo, olhar para dentro e fora do seu campo meramente físico. Diante deste comprometimento bilateral entre instituição e alunos, outro não poderia ser o resultado. Sinto-me privilegiado por fazer parte deste compromisso”. Ivana Mussi Gabriel, mestra, advogada e professora. Quero agradecer a cada professor desta instituição de respeito pela valiosa contribuição no exame da OAB, do ENADE, em todos que estive presente e que senti o "espírito de equipe" aflorar com cores mais fortes. O resultado positivo nos fortalece e nos faz ter esperança de que o ensino não perecerá. Obrigada, Luís Rossi, por olhar por cada aluno dessa instituição e por proporcionar a ele o melhor de nós. Ao corpo docente, uma última palavra: vocês são feras!” Silvia Ibiraci Souza Leite, doutora e professora. Esse resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente de mestres e doutores altamente preparado e dedicado e estudantes engajados e focados. José Guilherme Silva Augusto, mestrando, promotor de justiça e professor. Nossa colocação representa os frutos que a UNIFIPA está colhendo de seu trabalho que é alicerçado principalmente em formação humanística. Além disso, a concepção pedagógica desenvolvida pela instituição é capaz de envolver os alunos, tornando-os parte integrante deste projeto, que a cada dia tem se mostrado mais exitoso devido à confluência de esforços do corpo docente e discente". Alexandre Berto, mestre, advogado e professor - “O diferencial da UNIFIPA está na busca incessante pelos ideais em formar juristas altamente qualificados, busca essa que se realiza plenamente através da qualidade e devoção de seus professores, da eficiência e abnegação da coordenação e da compreensão dos alunos quanto à importância de tais objetivos”.             Além dos professores, alunos e ex-alunos atestam a qualidade do curso.   Marília Espelho Souza Spada, aluna do 5º B - “Eu escolhi a UNIFIPA porque observava o sucesso dos alunos em diversas avaliações relevantes (como ENADE e Exame de Ordem) e também dos egressos na atuação profissional, o que me dava excelente percepção sobre o ensino do Direito. Agora, na reta final do curso, consigo entender que essa qualidade e diferenciação se devem, muito, à característica humana da instituição e do corpo docente. A forma como os alunos são vistos, entendidos e tratados - como pessoas e não como números em uma lista de matrículas - é fundamental para manter o engajamento necessário na busca por resultados, sejam individuais ou os da Fundação. Não apenas escolheria novamente, como também recomendo o curso de Direito da UNIFIPA sem medo de errar!” Giulina Valério, aluna do 2º A - “Acredito que o diferencial da UNIFIPA está no comprometimento da coordenação e do corpo docente com os alunos e o ensino efetivo do Direito. As palestras, seminários, congressos (...) inserem todos os discentes no mundo do direito contemporâneo, através de autoridades no assunto, tudo isso trazido e incentivado pela coordenação e pelos docentes. Na rotina da faculdade, as aulas, os trabalhos, as reflexões que os professores oferecem são muito importantes para o desenvolvimento teórico e sua aplicação. Os projetos de extensão e pesquisa são outro ponto a serem levados em consideração. O Direito sempre muda, evolui e através das pesquisas e das reflexões além sala de aula, há o fundamental desenvolvimento do aluno tanto como ser humano quanto futuro aplicador do Direito, ao passo que não lhe é oferecido somente a base teórica, mas também os requisitos necessários para enxergar a aplicação na sociedade”. Cláudia Cavallini – aluna do 1ºano – “A escolha por uma faculdade nem sempre é fácil. Imagine a escolha pela segunda ou terceira faculdade da sua vida? Contar com ótimos  educadores e profissionais com renomada experiência faz muita diferença. A escolha de uma instituição preocupada com a qualidade educacional, com o atendimento ao aluno, com uma equipe especializada e dedicada, com poder de adaptação ao cotidiano e aos desafios e foco na construção sólida do conhecimento faz toda a diferença entre um profissional ou o profissional. Ao escolher a UNIFIPA, hoje tenho a certeza que reiniciei meu caminho para deixar de ser um operador do direito e junto com os colegas de turma nos tornarmos novos Construtores do Direito”. Any Beatriz Amoroso – aluna do 3° ano - Escolhi a UNIFIPA, pois sempre tive boas indicações e ótimos comentários sobre a instituição, seus funcionários e docentes profissionalmente e pessoalmente. Agora, na metade do curso, vejo que toda esta qualidade faz e fará muita diferença em minha vida profissional e pessoal por conta deste ótimo tratamento da instituição. Por isto tenho a confiança de indicar a UNIFIPA para todos que desejam fazer uma faculdade com excelência. Daniela P. Pinheiro de Freitas – egressa. O Centro Universitário Padre Albino é uma instituição comprometida em promover ensino de excelência, com corpo docente altamente capacitado, garantindo ao aluno a conclusão da graduação preparado para iniciar a carreira profissional pretendida. Na condição de egressa do curso de Direito da UNIFIPA ressalto que a instituição atendeu a todas as minhas expectativas pessoais e profissionais, pois a base de um ensino jurídico de qualidade foi imprescindível para alcançar a aprovação no Exame de Ordem antes mesmo do término da graduação, assim como a pronta inserção no mercado de trabalho. Registro minha gratidão à Universidade pelos ensinamentos a mim proporcionados. Álvaro José Haddad de Souza – egresso. O Direito nunca foi primeira opção. Somente no final do último ano de cursinho para vestibular decidi pelo curso de Direito e prestar o vestibular da antiga “FAECA”, sem realmente ter noção alguma do que estava fazendo. Foi um acaso. Um acaso que mudou completamente minha vida. Logo na primeira aula tive a certeza de que fiz a melhor escolha. A UNIFIPA transformou meu mundo completamente. Além do conteúdo técnico diferenciado (essencial para o ingresso no mercado de trabalho), incentivo à iniciação científica através dos grupos de extensão e pesquisa com produção de artigos científicos em revista própria, da promoção de evento científico próprio, do oferecimento de cursos preparatórios aos alunos e egressos para o Exame da OAB (tendo grande percentual de aprovação logo no início do quinto ano), das diversas palestras com juristas renomados de todo Brasil, seu grande diferencial é a formação humanista de seus alunos. Tenho certeza que fiz a escolha certa e indico o curso de Direito da UNIFIPA com entusiasmo para todos. Leila Renata Ramires Masteguin, egressa do curso e advogada. Quando decidi fazer Direito ainda era adolescente e não desejava apenas uma graduação; queria algo especial. Foi então que comecei a pesquisar mais sobre o curso de Direito da UNIFIPA e fiquei encantada com tudo o que era proporcionado aos alunos: a estrutura, o corpo docente, biblioteca, funcionários, projetos de pesquisa e extensão, dentre tantas outras qualidades. Resolvi me mudar para Catanduva, sozinha, sem saber se todos os sacrifícios valeriam a pena. E tudo valeu! Muito! A UNIFIPA proporcionou na minha vida passaporte para grandes realizações profissionais e pessoais. Alcancei resultados fantásticos e tudo isso se deve a excelente base que tive na graduação. Professores tão completos, parceiros, grandes inspirações. E não acaba por aí porque depois que nos formamos ainda somos acolhidos com tanto carinho por esta instituição, sempre preocupada em realizar atividades voltadas para os egressos. Enfim, expresso minha eterna gratidão à família UNIFIPA e o desejo de que o curso de Direito siga com a preparação dos operadores do Direito com excelência de sempre e mantenha a preocupação com a formação humanizada.                        
Direito
Publicado em 04/11/2020 por Mauro Assi

CURSO DE DIREITO UNIFIPA RETOMA ATIVIDADE PRESENCIAL COM GRUPO DE ESTUDOS

Encontros, que aconteciam remotamente, fazem parte do Programa de Projetos de Pesquisa Jurídicas 2020. No dia 17 de outubro (sábado) o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou, de forma presencial, atividade do grupo de estudos do projeto de extensão "Direito e Sexualidade", orientado pela pesquisadora/docente Márcia Maria Menin. O evento deu continuidade à retomada segura das atividades presenciais do Campus São Francisco, como já havia acontecido anteriormente com o curso de Administração. “Neste ano foram oferecidos nove títulos para projetos de pesquisa - uma experiência que permite o intercâmbio e a troca entre docentes e discentes que cursam anos diferentes e para egressos”, explicou a pesquisadora. O projeto ‘A promoção e a garantia dos Direitos LGBT no município de Catanduva: uma análise a partir do movimento LGBT no Brasil e sua influência para o surgimento das políticas públicas de diversidade sexual e de gênero’ e os demais títulos estão acontecendo de forma online e este foi o primeiro encontro após quatro meses afastados, que conta com a colaboração de Luís Augusto Guareis dos Santos. Na abertura do encontro, o coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, e a Profa. Me. Márcia Maria Menin, responsável pela atividade, deram as boas-vindas agradecendo à instituição pelo excelente trabalho desenvolvido na restruturação das instalações e treinamento dos colaboradores, de modo a permitir que as atividades presenciais possam ser realizadas com segurança. A atividade aconteceu seguindo as recomendações do ‘Guia virtual de retomada segura’, que está disponibilizado através de link no site unifipa.com.br, podendo ser baixado. “Esta sala também está estruturada para possibilitar a transmissão online das atividades, o que permite o acompanhamento e participação virtual pelos alunos que optaram por não estarem presentes”, justificou o coordenador.  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 19/10/2020 por Alan Gazola

ALUNOS APRIMORAM QUALIDADE DE PROJETOS EM OFICINA DE PESQUISAS CRIATIVAS

Evento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA (PROPEG) ocorreu no dia 29 de setembro, pela plataforma ZOOM.  Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’ reuniu 22 alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina e Administração (primeira a terceira séries) que tiveram a oportunidade de estimular e aprimorar a qualidade de suas pesquisas científicas. A oficina foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição e todos os participantes receberam certificado.  “Nesta oficina foram passadas informações e métodos de como se pensar em projetos de pesquisa inovadores, bem como os passos para o desenho de um projeto, com observação da aprovação de comitês de ética específicos, tempo de desenvolvimento e estrutura necessária”, explica a Prof. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, que assinalou a organização de novos eventos para atender às demandas da comunidade acadêmica. “O próximo evento relacionado à capacitação para pesquisas ocorrerá em novembro, de 10 a 13, a 'V Semana da Biomedicina e I Encontro Bio&Med: a intersecção na pesquisa', com vários minicursos e possibilidade de apresentação de trabalhos”.  A PROPEG, regularmente, faz a oferta de oficinas, palestras e minicursos com o objetivo de informar e capacitar alunos e docentes para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade e impacto, fortalecendo as pesquisas da UNIFIPA. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2020 por Alan Gazola

ACADEMIA UNIFIPA CONTINUA COM AULAS ONLINE

Ainda há vagas para as modalidades alongamento, pilates e treino funcional. Diante das restrições e medidas de isolamento para frear o avanço do novo Coronavírus, a academia de treinamento funcional e qualidade de vida da UNIFIPA continua oferecendo suas atividades em modo online. Os exercícios são realizados sem uso de aparelhos profissionais, apenas com o peso do corpo ou objetos domésticos, como cabo de vassoura, cadeira, toalha, entre outros, garantindo contínua relação entre o profissional de educação física e o colaborador.  "Nossa intenção é continuar oferecendo o serviço com a melhor qualidade possível diante dessa realidade, sem que as atividades fossem interrompidas", explica Isabela Regina de Lima, profissional de Educação Física da instituição que relata que só nos meses de junho e julho mais de 120 alunos participaram das aulas remotas.  Algumas modalidades ainda estão com vagas disponíveis, como Alongamento e Pilates Solo, terça-feira e quinta-feira, às 17h30 e 18h, e Treinamento Funcional, 2ª, 4ª e 6ª, às 17h e 18h.  Informações, ligar (17)3311-3328. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA OFERECE CURSO DE APRIMORAMENTO EM PESQUISAS CIENTÍFICAS AOS ALUNOS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA – PROPEG realizará no próximo dia 29 de setembro (terça-feira) a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’, que será em modo online pela plataforma ZOOM (Android e IOS), às 18h. Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, o evento servirá para estimular e aprimorar a qualidade das pesquisas científicas na Instituição.   A oficina será ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição. Para o aluno se inscrever deverá acessar o link https://is.gd/PesquisaCriativaUNIFIPA. “É importante que o aluno se inscreva, pois haverá emissão de certificados aos participantes”, diz a Prof. Dra. Ana Paula Girol, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO - RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA COMUNICADO  RETOMADA SEGURA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS   O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA comunica que, cumprindo as determinações das autoridades Federais, Estaduais e Municipais, retornará parcialmente às suas atividades acadêmicas a partir do dia 21/09/2020, seguindo o Plano de Retomada das Aulas. De acordo com o Plano de Retomada das Aulas, bem como respeitando os limites e as normas de biossegurança estabelecidas pela OMS, na fase a qual nos encontramos, medidas foram tomadas para retorno das atividades de modo seguro e consciente. Para que o aluno possa seguir as orientações da instituição, disponibilizamos o Guia Virtual de Retomada Segura, que pode ser acessado através do link http://bit.ly/GUIA_RETOMADA. Esse material leva em conta tudo o que foi pesquisado sobre o ciclo de contaminação e propagação do novo Coronavírus, contemplando aspectos como vedação do comparecimento às atividades presenciais de pessoas que apresentem sintomas característicos da COVID-19, entre outros fatores, como condutas desde a sua saída da residência até o seu retorno. Contamos com a colaboração de todos! Venceremos juntos os desafios desta pandemia.   Catanduva (SP), 18 de Setembro de 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO UNIFIPA/FAMECA

O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA, após a 13ª atualização feita no dia 4 de setembro pelo Governo do Estado de São Paulo, quando permitiu que nossa região avance para a Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo de Flexibilização, COMUNICA algumas medidas em relação ao Plano de Retomada Segura das Atividades Presenciais. Clique na imagem abaixo para ler o Comunicado na íntegra.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA PROGRAMAS DE BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS NA CALIFÓRNIA/EUA

São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na instituição.  O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está divulgando edital de processo seletivo aberto referente ao programa de 30 bolsas parciais de estudos na Califórnia (EUA), ofertado pela California State University, Northridge (CSUN) em conjunto com a University of La Verne (ULV) para alunos de São Paulo. O prazo final para as inscrições vai até o dia 20 de setembro, com solicitações de bolsa para julho de 2021 e janeiro/julho de 2022.Neste momento são oferecidos os dois programas: Conhecimentos e estratégias voltadas para a área da Administração e outro para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês de negócios, o ‘Business English – First Lessons’. Os cursos possuem as seguintes características:- Duração de três semanas (janeiro ou julho) com aulas e atividades em período integral; - Idioma integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa ‘Business English – First Lessons’ e nível a partir de intermediário para os demais programas. “O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração, no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês”, explica a Coordenadora do Núcleo de Internacionalização, Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti.Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail do Núcleo de Internacionalização international@unifipa.com.br ou preencher as informações no seguinte link: https://bit.ly/2QzIjbm  “São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na UNIFIPA e espero que eles possam se interessar e aproveitar a oportunidade”, diz o Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela FEA/USP e representante da California State University, Northridge e da University of La Verne, que faz uma ressalva. “Aproveito para estender nossa oferta para que ex-alunos, professores e colaboradores da instituição também possam desfrutar de experiências internacionais ao abrigo de bolsas de estudos”.Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um módulo de inglês gratuito na Califórnia.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/09/2020 por Alan Gazola

CEPRAJUR DO DIREITO UNIFIPA OFERECE CANAL DE ATENDIMENTO ONLINE À POPULAÇÃO

  A nova ferramenta permite interação entre o curso de Direito UNIFIPA e a comunidade catanduvense para consulta jurídica gratuita.   O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA está, desde 26 de agosto, disponibilizando novo canal de atendimento à população. Essa nova ferramenta online permite o acesso rápido e seguro aos atendidos pelo CEPRAJUR, extensão do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso, onde o aluno pode aplicar os conhecimentos acerca da carreira.“Com o objetivo de tornar o CEPRAJUR mais eficiente e contemporâneo, o Núcleo Docente Estruturante discutiu e sugeriu a criação dessa ferramenta que pudesse desenvolver práticas condizentes com a atual realidade em que estamos enfrentando, tornando o processo mais ágil e seguro para o atendido”, salienta o Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, coordenador do curso de Direito da UNIFIPA.   O atendimento online está disponível através do endereço no site direito.unifipa.com.br/31-atendimento-online-ceprajur e nele a população poderá preencher questionário e solicitar informações.   O CEPRAJUR fica localizado nas dependências do Campus São Francisco da UNIFIPA, na Rua Seminário nº 281, bairro São Francisco, em Catanduva, e funciona das 10 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.  Para informações e atendimentos do Núcleo basta ligar (17)3311-4800.  
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 27/08/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA E IBS AMERICAS OFERECEM MINICURSO ONLINE SOBRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE PORTER

Com foco no estudo de caso da ‘Netflix’, além do certificado de participação os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School. O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA divulga abertura de inscrições do minicurso gratuito online sobre ‘Estratégia Competitiva de Porter: Estudo de caso da Netflix’, oferecido com o apoio da CUOA Business School, para este mês de agosto. “Trata-se de uma oportunidade para aprender mais sobre como identificar e enfrentar seus competidores no mercado e desenvolver estratégias para fazer o seu negócio crescer”, diz o instrutor Prof. Ricardo Britto (foto), que também é Doutor em Administração pela USP.  Dirigido para alunos de cursos acadêmicos que envolvam a área de estratégias, o foco de estudo deste minicurso é a possibilidade do aluno entrar em contato com a teoria e estudar como a Netflix revolucionou a forma como o mundo assiste a filmes e séries, a partir de posicionamento de mercado transformador.  A IBS-Americas lança cursos mensais. São cursos rápidos realizados através da plataforma Canvas, com limite no número de acesso; com isso as vagas são limitadas. É equivalente a uma aula de 3 horas, com síntese da teoria sobre o tema e estudo de caso para que o aluno possa entender como esses conceitos funcionam na vida real. O curso começa com um vídeo de 10 minutos, seguido por artigo de 10 páginas nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, além de exame de conhecimento que contém 10 perguntas de múltipla escolha.  “Além do certificado de participação, os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School”, informa a Profa. Giovana Vidotti, Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA.  Para fazer a inscrição o aluno deverá entrar no link https://bit.ly/netflix-mid e seguir as instruções.  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/08/2020 por Alan Gazola

CURSO DE DIREITO UNIFIPA SELECIONA ALUNOS PARA PROJETOS DE PESQUISA 2020

   Alunos do 1º ao 5º anos e egressos estão entre os selecionados para participarem de nove projetos de pesquisas, com reuniões online.   O curso de Direito UNIFIPA, através de edital publicado no site da instituição, divulgou a lista dos alunos selecionados para projetos de pesquisas de 2020. As inscrições aconteceram de 8 a 16 de junho, sendo que o processo de seleção para cada objetivo, realizado pela plataforma Google Forms, foi a critério do docente pesquisador e encerrou-se no dia 3 de julho.  “Neste ano foram oferecidos nove títulos para projetos de pesquisa - uma experiência que permite o intercâmbio e a troca entre docentes e discentes que cursam anos diferentes”, informou Ana Paula Polacchini de Oliveira, Coordenadora de Pesquisa.  Os resultados foram publicados em edital no dia 10 de julho e todas as vagas disponíveis preenchidas. Ao todo foram selecionados 133 alunos e 20 egressos do curso de Direito, divididos entre os projetos de pesquisa, que são desenvolvidos e executados anualmente. Eles foram convidados a participarem da primeira reunião dos projetos, pela plataforma online Zoom, na segunda semana de julho.      Os Projetos são:   1) ‘Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD’, pesquisador/docente Luís Antônio Rossi e colaboradora Paloma Fernandes Lins;   2) ‘Novas perspectivas do processo de execução de quantia certa nos Tribunais: as medidas atípicas e a mitigação do rol dos bens impenhoráveis’, pesquisador/docente Alexandre Fontana Berto e colaboradora Leila Renata Ramires Masteguin;  3) ‘Direito e tecnologia’, pesquisador/docente Luís Antônio Rossi e colaboradora Paloma Fernandes Lins; 4) ‘A Promoção e a garantia dos Direitos LGBT no município de Catanduva: uma análise a partir do movimento LGBT no Brasil e sua influência para o surgimento das políticas públicas de diversidade sexual e de gênero’, pesquisadora/docente Márcia Maria Menin e colaborador Luís Augusto Guareis dos Santos;  5) ‘Estereótipos de gênero e Direito de Família: o direito enquanto discurso do poder patriarcal’, pesquisadora/docente Márcia Maria Menin e colaborador Álvaro Haddad Souza;  6) ‘Estatuto da Criança e do Adolescente como paradigma regulatório: um estudo comparativo das mudanças legislativas ante à doutrina da proteção integral’, pesquisadora/docente Ana Paula Polacchini de Oliveira;  7) ‘Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018): impactos nas relações de trabalho’, pesquisador/docente Kleber Henrique Saconato e colaboradora Leila Renata Ramires Masteguin;   8) ‘Bioética e Biodireito’, pesquisador/docente Marcos Oliveira de Melo; e   9) ‘Laboratório Jurisprudencial’, pesquisador/docente Marcos Oliveira de Melo.   Segundo a Profa. Ana Paula, “o cronograma foi todo readaptado em razão da pandemia e os encontros, normalmente quinzenais, realizados de forma remota. Os projetos ainda farão uso do moodle para troca de materiais e para a realização de atividades e tarefas relacionadas”.  A coordenação comunica que, em caso de dúvidas e esclarecimentos quanto à participação no projeto, o aluno poderá enviar e-mail para pesquisaunifipa@gmail.com
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 24/07/2020 por Alan Gazola

CURSO DE DIREITO DA UNIFIPA DIVULGA EDITAIS DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA

Projetos de Extensão O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por intermédio da coordenação de extensão, torna pública a listagem o resultado para ingresso nos projetos anuais de extensão a serem executados ao longo de 2020. Clique aqui para ver o edital   Projetos de Pesquisa O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por intermédio da coordenação de pesquisa, torna público o resultado para ingresso nos projetos anuais de pesquisa a serem executados ao longo de 2020.  Clique aqui para ver o edital
Direito
Publicado em 21/07/2020 por Jhonatan Sotano Galante

VAGAS ABERTAS PARA TRANSFERÊNCIA DE CURSO DIREITO 2º SEMESTRE DE 2020

    A UNIFIPA está com vagas de transferência para cursos abertas para este 2º semestre. O prazo vai de 27 a 29 de julho e os editais visam preencher as vagas remanescentes, destinadas aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior e aos portadores de diploma de curso superior de instituições nacionais. Os editais estão disponíveis no site unifipa.com.br e o número de vagas varia de acordo com o curso e semestre letivo. Para o Curso de Direito estão disponíveis para o 2º e 4º semestres, ambos com 15 vagas cada, e para o 6º e 8º semestres, 10 vagas cada.    Não será necessária a presença do estudante para efetivar a inscrição, devendo ser feita através do e-mail da Secretaria Geral da UNIFIPA. Para candidatos de Instituições Nacionais de Ensino Superior os documentos são RG, Histórico Escolar contendo a situação do aluno referente ao ENADE, programas das disciplinas cursadas, comprovante do ato de legalidade do curso junto ao MEC e declaração de vínculo (Matrícula ou Trancamento). Já os candidatos portadores de diploma de curso superior deverão enviar RG, Histórico Escolar contendo a situação do aluno referente ao ENADE, programas das disciplinas cursadas, comprovante do ato de legalidade do curso junto ao MEC e cópia do diploma (frente/verso).    Os resultados saem no dia 31 de julho e a seleção será feita por análise de currículo. Dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento 0800 772 5393 ou pelo telefone (17) 3311-3328.
Direito
Publicado em 17/07/2020 por Alan Gazola

FUNCIONÁRIOS DA UNIFIPA E COLÉGIO CATANDUVA RECEBEM TREINAMENTO PARA PLANO DE RETOMADA DAS AULAS

  Treinamento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, visando medidas a serem adotadas para que as aulas voltem de maneira segura, evitando a disseminação do COVID-19.     Os funcionários da UNIFIPA e Colégio Catanduva, mantidos pela Fundação Padre Albino, receberam treinamento especial nos dias 23 de junho, 7, 8 e 9 de julho, ministrado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT/FPA em parceria com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) dos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA).     Realizado nas dependências do Campus Sede da UNIFIPA, o objetivo principal foi orientar, treinar e preparar os funcionários quanto às medidas a serem tomadas para que as aulas voltem de maneira segura, mantendo a saúde deles e dos alunos diante da pandemia do Coronavírus. Esse procedimento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, que visa o plano de retomada gradativa das atividades nas Instituições de Ensino Superior.     O treinamento foi organizado e ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho Ronaldo Costa, com a participação de Rosana Marcelino Brás e Fabiana Soares Pacheco, das CCIHs do HEC e HPA, respectivamente. “A Fundação Padre Albino não está medindo esforços para garantir que todas as normas necessárias sejam implantadas e as aulas voltem de maneira segura e tranquila”, salienta Ronaldo Costa.     No encerramento, Letícia Cavalcanti, aluna do curso de Enfermagem e integrante da Liga de Práticas Integrativas, realizou momento de relaxamento com o tema Saúde mental.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/07/2020 por Alan Gazola

PROCESSO SELETIVO PARA OS PROJETOS DE PESQUISA DE 2020

  O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por intermédio da coordenação de pesquisa, torna público o processo seletivo para ingresso nos projetos anuais de pesquisa a serem executados ao longo de 2020.    Acesso o edital completo clicando aqui
Direito
Publicado em 29/06/2020 por Willian

CURSO DE DIREITO DA UNIFIPA PUBLICA INSCRIÇÃO PARA VAGAS DE ESTÁGIO E PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA REMOTA

O Curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por meio do Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR) torna publica a inscrição para vagas para estágio e prestação de assistência jurídica remota. Acesse o edital completo aqui.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 18/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DE 2020

  O curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por intermédio da coordenação de extensão, torna pública a listagem de projetos anuais de extensão a serem executados ao longo de 2020.  Acesso o edital completo clicando aqui
Direito
Publicado em 17/06/2020 por Willian

COMUNICADO – COVID-19 - UNIFIPA

  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), mantido pela Fundação Padre Albino - FPA, neste momento de transtornos culturais, sociais e econômicos, em virtude da Pandemia do Novo Corona Vírus – COVID 19, comunica aos alunos, professores e a quem possa interessar. Anexo        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/06/2020 por Willian

DIREITO UNIFIPA PUBLICA EDITAL INSCRIÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA DE 2020

O curso de Direito UNIFIPA, através de publicação de edital, divulgou as inscrições para projetos de pesquisas de 2020. As inscrições acontecem de 8 a 16 de junho, através de  preenchimento de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/FgD3QSTT4eq5MTm99. No dia 18 de junho será publicado edital de processo de seleção para os ingressantes de 2020 nos mencionados projetos e será realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2020. O processo de seleção fica à critério do docente pesquisador. Projetos de Pesquisa - PROJETO: Novas perspectivas do processo de execução de quantia certa nos Tribunais: as medidas atípicas e a mitigação do rol dos bens impenhoráveis (PESQDIR2020785) - 8 vagas Pesquisador/docente: Alexandre Fontana Berto Objetivo: abordagem da superlotação do poder judiciário, notadamente dos processos de execução e das novas disposições acerca dos atos executivos atípicos e a recente modificação da jurisprudência ao mitigar a impenhorabilidade de certos bens do devedor para a satisfação do crédito. - PROJETO: Estatuto da Criança e do Adolescente como paradigma regulatório: um estudo comparativo das mudanças legislativas ante a doutrina da proteção integral (PESQDIR2020819) - 10 vagas Pesquisadora/docente: Ana Paula Polacchini de Oliveira Objetivo: analisar o contexto das mudanças legislativas implementadas no ECA desde 1990 à luz da doutrina da proteção integral. - PROJETO: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018): impactos nas relações de trabalho - 10 vagas (PESQDIR2020811) Pesquisador/docente: Kleber Henrique Saconato. Objetivo: análise da LGPD que regulamenta vários aspectos sobre privacidade e proteção de dados, mormente entre as empresas e seus empregados. PROJETO: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (PESQDIR2020845) - 15 vagas Pesquisador/docente: Luís Antônio Rossi Objetivo: analisar, sob a ótica dos direitos humanos, a aplicação da LGPD na sociedade e a forma pela qual rege a proteção dos dados. - PROJETO: Direito e tecnologia  (PESQDIR2020846) - 15 vagas Pesquisador/docente: Luís Antônio Rossi Objetivo geral: analisar, sob a ótica dos direitos humanos, como a tecnologia pode influenciar as práticas jurídicas. - PROJETO: A Promoção e a garantia dos Direitos LGBT no município de Catanduva: uma análise a partir do movimento LGBT no Brasil e sua influência para o surgimento das políticas públicas de diversidade sexual e de gênero.  (PESQDIR2020799) - 6 vagas Pesquisadora/docente: Marcia Maria Menin Objetivo: Demonstrar a origem, formulação e a atual execução de políticas públicas pelo Conselho Municipal LGBT do município de Catanduva para a promoção e proteção de direitos da população LGBT. - PROJETO: Esteriótipos de gênero e Direito de Família: o direito enquanto discurso do poder patriarcal (PESQDIR2020790) - 6 vagas Pesquisadora/docente: Marcia Maria Menin Objetivo: demonstrar que o Direito reverbera um discurso de poder patriarcal e sexista não apenas na forma da legislação codificada mas também na forma como é aplicada não obstante a promulgação da Constituição Federal de 1988. - PROJETO: Bioética e Biodireito (PESQDIR2020850) - 10 vagas Pesquisador/docente: Marcos Oliveira de Melo Objetivo: Problematizar e questionar assuntos e pesquisas relacionados à vida humana, de maneira a agregar abordagens interdisciplinares sobre a temática em questão. - PROJETO: Laboratório Jurisprudencial (PESQDIR2020851) - 10 vagas Pesquisador/docente: Marcos Oliveira de Melo Objetivo: observar, criticamente, as linhas decisórias dos tribunais superiores brasileiros e, em especial, do Supremo Tribunal Federal – STF e Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 05/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

UNIFIPA LANÇA PROGRAMA COM DICAS DE LIVROS, FILMES E SÉRIES

          Neste período de isolamento social, a UNIFIPA, através do Apoio e Suporte Psicológico ao Discente, lançou o programa “UNIFIPA com Você”. No programa, a UNIFIPA oferece dicas de livros, séries e filmes para apoio e suporte aos estudantes, criando momentos de distração neste período de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O projeto é desenvolvido pela psicóloga e psicopedagoga Adriana Pagan Tonon e foi lançado no dia 06 de maio nas redes sociais da UNIFIPA.             Os vídeos são postados três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras) no Facebook, Instagram e Youtube da instituição. “Com as aulas presenciais suspensas e o isolamento social, esse projeto surgiu como forma de continuarmos a dar apoio e suporte para nossos alunos. A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ocupar nossos pensamentos, podendo ser bastante eficaz no controle da ansiedade e na manutenção da saúde mental”, ressaltou Adriana Tonon.             Ainda segundo a psicopedagoga, a escolha pelos docentes da instituição veio pelo fato das aulas presenciais estarem suspensas devido à pandemia e com o objetivo de manter os alunos em contato com os professores e aproximar os estudantes da UNIFIPA. “A indicação de um livro e um filme pelo docente mostra um pouco de seu gosto e suas caraterísticas pessoais fazendo esse estreitamento entre eles. A ideia também é que a família do aluno tenha essa proximidade através desses pequenos vídeos”, disse a psicóloga. Fotos: Dr. Ricardo Marchesim, Profa. Ma. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Profa. Dra. Ana Paula Girol e Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, docentes participantes do projeto.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/05/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ANTECIPA RECESSO ESCOLAR

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) antecipou o recesso escolar, que será de 02 a 17 de maio, com retorno no dia 18. A medida foi tomada diante da continuidade do isolamento social e da prorrogação de suspensão das aulas presenciais. A Instituição informa que diante de qualquer mudança no cenário da pandemia do COVID-19 as diretrizes poderão ser mudadas antes e após o retorno do recesso. “Estamos passando por um momento inusitado, complexo, imprevisível e, sobretudo, desafiador. Diante deste contexto, a instituição se adaptou à situação optando por seguir orientações do MEC e SEMESP, de substituição das disciplinas presenciais por aulas remotas que utilizem os meios de tecnologias de informação e comunicação – TICs. E diante da publicação da Portaria Nº 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga por mais trinta dias a substituição das aulas presenciais por aulas remotas, decidimos por uma proposta de antecipação do recesso escolar, com adaptação do calendário escolar”, ressaltou a pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro. Confira o comunicado e o calendário escolar no link: http://www.unifipa.com.br/site/documentos/comunicado_calendario.pdf  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaMedicinaPedagogia
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FUNDAÇÃO TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS PARA ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DE SUAS UNIDADES

            A Fundação Padre Albino, seguindo orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscara sempre que for necessário ao sair de casa (ir ao trabalho, supermercado, farmácia, dentre outros lugares), SOLICITA que a partir do dia 25/04/2020, próximo sábado, TODOS os pacientes, acompanhantes, motoristas de ambulância e qualquer outra pessoa que precise entrar nas dependências do AME, Centro Cultural Padre Albino, Colégio Catanduva, Hospital de Câncer de Catanduva, Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino, PAS, Recanto Monsenhor Albino e UNIFIPA deverão utilizar máscara, podendo ser de tecido, vindo já de casa com a mesma.
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/04/2020 por Mauro Assi

DIREITO UNIFIPA REALIZA PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA O EXAME DA OAB

O curso de Direito da UNIFIPA realiza todos os anos, com as turmas do 5ª ano, o projeto de extensão “Preparatório de OAB na Faculdade”, que vem trazendo excelentes resultados em aprovações no Exame da OAB, como mostra o ranking divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), que aponta a UNIFIPA como a 52ª instituição de ensino superior privada do Brasil e a 13ª do Estado com maior índice de aprovação naquele exame, de acordo com as últimas três avaliações (XVII, XVIII e XXIX).   Sob orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, o projeto visa preparar os alunos para a vida profissional, dando suporte para o desempenho acadêmico na solução de questões complexas e capacitando-os para o aprendizado da prática-profissional. “Para a 1ª fase são ministrados cursos presenciais das disciplinas jurídicas cobradas no edital do exame da OAB, com os melhores profissionais da área. As aulas são expositivas, ministradas de forma objetiva e direcionada, com realização sistemática de testes. Para a 2ª fase, prática-profissional, é ministrado curso presencial e personalizado, em especial na área de Tributário, com correção de peças profissionais e questões práticas, além de simulados”, contou a Profa. Ivana, frisando que é preciso formar profissionais diferenciados para o atual cenário competitivo do mercado de trabalho. “Como dizia Machado de Assis, ‘não é bonito aparecer despenteado aos olhos do futuro’. Nossos alunos precisam ser bem preparados, ter “olhos avisados”, porque a advocacia é, na expressão da Constituição Federal de 88, indispensável para a administração da justiça. A aprovação no Exame da Ordem é, portanto, o início do caminho para o exercício profissional que todos almejam”, apontou ela.   Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, o curso de Direito da UNIFIPA vem, ao longo dos cinco anos de graduação, preparando seus alunos para a aprovação nas provas da OAB e no mercado de trabalho, além do investimento maciço na capacitação dos docentes da instituição. “Os resultados positivos são fruto de política de valorização do conhecimento, fincado na solidez do tripé ensino, pesquisa e extensão. Um ensino de qualidade com forte viés humanista e que reflete imediatamente nas avaliações deste porte”, afirma Rossi.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/04/2020 por Marcella Milani

DIREITO UNIFIPA PROMOVE PALESTRA VIRTUAL

Nesta quinta-feira, 23 de abril, às 19 horas, pelo Facebook e pela plataforma Zoom, o curso de Direito da UNIFIPA promove palestra com o Prof. Dr. Marcelo Truzzi Otero com o tema “O Direito Privado em Tempos de Pandemia”. A transmissão será feita ao vivo pelo Facebook do curso no link: https://www.facebook.com/unifipadireito/ O palestrante falará sobre a teoria da imprevisão e suas implicações em tempos de pandemia. A atividade será desenvolvida com exposição do professor, seguida de intermediação de debate com docente da UNIFIPA, a Profa. Ma. Márcia Maria Menin. Sobre o palestrante O Prof. Dr. Marcelo Truzzi Otero é advogado, mestre e doutor em Direito Civil, renomado jurista na área de Direito Civil, além de ser professor de Pós-Graduação, conferencista e palestrante.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 20/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DIREITO DA UNIFIPA É 13º NO ESTADO EM APROVAÇÕES NO EXAME DA OAB

            O curso de Direito da UNIFIPA ocupa a 13ª posição no Estado e a 52ª em nível nacional no ranking de Instituições de Ensino Superior privadas com maior número de aprovações no Exame da OAB. O resultado foi apontado em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) das últimas três edições da avaliação (XVII, XVIII e XXIX).           “Este resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente altamente preparado, composto por mestres e doutores, além de estudantes engajados e focados”, destaca o coordenador do curso de Direito da UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, sobre a posição do curso no Exame de Ordem Unificado, que funciona como régua avaliadora da qualidade dos cursos de Direito no país.            Aplicado desde a década de 1970, o Exame comemora, em 2020, dez anos de realização de forma unificada, com a mesma prova aplicada em todo o país. “No decorrer desses dez anos, chega à marca de 660.298 aprovados, de forma a contribuir com o ensino jurídico brasileiro, estabelecendo um patamar de preparação dos estudantes e servindo de mecanismo de aferição da qualidade do ensino oferecido”, destaca o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, no documento de divulgação do ranking.         O Curso de Direito da UNIFIPA conta com o projeto de extensão “Preparatório da OAB na Faculdade” em que são ministrados cursos presenciais das disciplinas jurídicas cobradas no edital do Exame, além de testes de avaliação do desempenho acadêmico e foco na área tributária com correção de peças profissionais e questões práticas. “É um verdadeiro trabalho de imersão na preparação para a prova e isso tem consolidado a permanência da UNIFIPA entre as melhores faculdades privadas do Estado de São Paulo, com ensino de qualidade e, sobretudo, elevado êxito nos resultados obtidos nos certames da OAB, com aprovação de aproximadamente 90% dos graduandos do 5º ano, o que coloca o curso de Direito no ranking das instituições de ensino superior que mais aprova no interior paulista”, contou a coordenadora do projeto de extensão, Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, endossada pelo docente do curso, promotor de justiça e mestrando em Direito, Dr. Guilherme Silva Augusto, que ressaltou a comprometimento dos envolvidos. “A concepção pedagógica desenvolvida pela instituição é capaz de envolver os alunos, tornando-os parte integrante deste projeto, que a cada dia tem se mostrado mais exitoso devido à confluência de esforços do corpo docente e discente".
Direito
Publicado em 16/04/2020 por Marcella Milani

FPA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO AMIGOS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS

A Fundação Padre Albino iniciou campanha de arrecadação de insumos para o atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19. Denominada “Amigos da Fundação Padre Albino Unidos contra o Coronavírus”, a campanha concede o Selo Amigo da FPA às pessoas e empresas que colaborarem com essa importante causa.   Os materiais necessários para o auxílio no manejo dos pacientes e funcionários são água sanitária, álcool gel 70%, bucha de pia dupla face, detergente líquido, esponja de aço, Hipoclorito 12%, inseticida aerossol, luvas de limpeza, papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido, saco de algodão cru para pano de chão, saco de lixo, máscara cirúrgica branca descartável, máscara N95 ou PFF2, touca descartável, óculos de proteção individual, protetor fácil de acrílico, avental descartável impermeável de manga longa, macacão de manga longa com capuz descartável impermeável, caixas de luva nitrílica descartável de cano longo, caixas de luvas de procedimento, pares de propé, pares de bota descartável impermeável de cano longo, pares de bota de PVC de cano longo, entre outros. O valor estimado de todo o material, inclusive com os leitos adicionais criados para tratar o novo coronavírus, é de 3 milhões de reais mensais.   Se você quiser fazer parte dos Amigos da Fundação Padre Albino a ajudar salvar vidas e combater o coronavírus acesse www.fundacaopadrealbino.org.br, clique no banner da campanha e faça sua doação a partir de R$ 20 por PagSeguro ou depósito bancário ou entre em contato pelo 17 3311-3365 ou 99789-8343 para doações de insumos.   “A sua ajuda é muito importante neste momento. Estamos travando uma batalha pela vida. A primeira medida preventiva, que é a de ficar em casa, a população já está tomando; agora temos que tratar os pacientes suspeitos e contaminados, garantindo a saúde dos profissionais das diversas áreas que estão na linha de frente atuando no atendimento e manejo dos pacientes, na limpeza e desinfecção, no transporte, na alimentação e na manutenção dos hospitais da Fundação Padre Albino para que tenhamos o melhor desempenho e  bons resultados nesse combate. Estamos prontos para o enfrentamento, mas precisamos da ajuda das pessoas para pagar o material necessário para o tratamento”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes.
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/04/2020 por Marcella Milani

52 ANOS DE FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/03/2020 por Marcella Milani

COVID 19 - UNIFIPA EMITE COMUNICADO

COMUNICADO Nº 1/2020 – COVID-UNIFIPA  Tendo em vista o Comunicado SEMESP (1) de 14 de março de 2020, em função da recomendação do Governo do Estado de São Paulo, utilizando-se para tanto dos critérios do Parecer CNE/CEB nº 19/2009 ou, alternativamente, da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, sobre a adoção da modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Sugere-se que, durante esse período de crise, sejam cancelados quaisquer tipos de eventos que resultem na aglomeração física de pessoas e, ao mesmo tempo, seja reforçada a utilização de recursos tecnológicos através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA UNIFIPA, como forma de registro das atividades e de atenuar os prejuízos à continuidade das atividades letivas, devendo ser aplicados planos de aulas remotas como sugerido em cumprimento à Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Fica determinado: a)    Suspensão ou adiamento dos eventos científicos, culturais e desportivos, assim como as atividades em bibliotecas e salas de estudo, visitas externas, como a museus, e a utilização da infraestrutura cultural e esportiva da instituição, como anfiteatros, ginásios e salas de projeção; b)    Suspensão ou adiamento de todas as deslocações profissionais ou acadêmicas nacionais ou internacionais; c)    Substituição do atendimento das cantinas para oferta de serviço exclusivo de “take-away” (compra e retirada – “para levar”), evitando a abertura dos espaços comuns; d)    Implementação de programas de desmaterialização e digitalização de processos, a fim de diminuir e evitar contatos pessoais, como os atendimentos na secretaria acadêmica. e)    Identificação dos grupos mais vulneráveis para implementação de “home office”, conforme orientação Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino. f)     Higienização com maior frequência dos locais onde há maior risco de transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, bem como disponibilização de álcool gel em todos os locais de trânsito de alunos e funcionários. g)    Elaboração de um amplo e abrangente plano de comunicação, para conscientização sobre a prevenção e segurança de toda a comunidade acadêmica. Em reunião realizada na data de hoje o Comitê COVID-UNIFIPA deliberou, a partir de 17 de março de 2020, que segue: 1.    GRADUAÇÃO 1.1 – Cursos da área de saúde a)    Curso de Enfermagem: Para os alunos do 1º e 2º séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Medicina: Todas as atividades para os alunos da 1ª e 2ª séries estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ambulatórios e atividades nas unidades de saúdes) estão mantidas. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades. Para os alunos da 5ª e 6ª séries as atividades estão mantidas, cabendo ao Colegiado do Curso e a Comissão de Internato discutir as devidas adequações. c)    Curso de Biomedicina: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Farmácia: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.2 – Cursos das áreas de humanas a)    Curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura): Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Direito: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. c)    Curso de Administração: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Pedagogia: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.3 – Curso da área de exatas a)     Curso de Engenharia Agronômica: Para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.   2.    ESTÁGIOS INTERNACIONAIS: Estão suspensos para os nossos alunos de graduação e para o recebimento de intercambistas.   3.    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES: Mantida as atividades normais.   4.    RESIDÊNCIAS MÉDICAS E APRIMORAMENTOS: As atividades práticas e plantões estão mantidos. As atividades teóricas estão suspensas podendo ser realizadas por meio remoto ou repostas quando possível.   5.    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Aulas presenciais estão suspensas. As pesquisas devem ser mantidas. Todos os alunos que se encontram no exterior estão sendo acompanhados pelos coordenadores e deverão seguir as orientações da vigilância sanitária quando do seu retorno.   6.    ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: Estão mantidas. Devendo ser observadas as informações prestadas pelo setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.   7.    ORIENTAÇÕES GERAIS: Todos os eventos devem ser adiados. As atividades desenvolvidas nos hospitais de ensino e nos serviços de saúde do município estão subordinadas ao modo de funcionamento destes equipamentos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo. As deliberações do COVID-UNIFIPA estarão alinhadas com as determinações destes serviços. Todos que estejam desenvolvendo atividades nos serviços de saúde devem seguir as recomendações da Vigilância Sanitária para os profissionais de saúde.   8.    BIBLIOTECA: As bibliotecas ficarão com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h, apenas para retirada e devolução do acervo.   9.    SERVIÇO DE FOTOCÓPIA: o serviço de fotocópia ficará com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h.   10. CENTROS ACADÊMICOS E ATLÉTICAS: estão suspensas todas as atividades por tempo indeterminado.   11. RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: terão os atendimentos mantidos.   O Comitê COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder o mais prontamente possível às mudanças de cenário. Na presente reunião foi definido o Fator de resposta considerando o risco definido pelo ECDC (2) risco nível 0 (zero - situação sem casos identificados na UNIFIPA, mas casos identificados e/ou transmissão no Brasil) tendo como resposta a vigilância.   COVID-UNIFIPA Catanduva, 16 de março de 2020.     Mag. Nelson Jimenes Reitor Centro Universitário Padre Albino     Profª. Drª. Maria Cláudia Parro Pró-Reitoria Acadêmica e de Graduação Centro Universitário Padre Albino (1) SEMESP -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. (2) Europaen Centre for Disease Prevention and Control.Outbreak of novel coronavirus diseases 2019(COVID-19); increased transmission globally – fifth update, 2 march 2020.ECDC; 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

DIREITO REÚNE AUTORIDADES EM JORNADA JURÍDICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR

        Na dia 13 de março último, o curso de Direito da UNIFIPA reuniu, no Campus São Francisco, autoridades do Poder Judiciário para Jornada Jurídica alusiva aos 30 anos do Direito do Consumidor.             O promotor de justiça do Ministério Público de Catanduva, mestre em Direito Público, membro da Associação Paulista do Ministério Público e da Associação Internacional de Promotores e Procuradores de Justiça, Dr. André Luiz Nogueira da Cunha, abriu a Jornada e enalteceu o curso pela iniciativa proposta. “Não me formei na UNIFIPA, mas se tivesse estudado aqui seria mais preparado do que tento ser, pois são poucos os cursos que têm a cadeira Defesa do Consumidor, ainda mais tendo a coordenadora do PROCON da cidade como docente, trazendo a experiência do dia-a-dia para a sala de aula”.             A advogada Dra. Maria Inês Dolci, especialista em Business Law pela Coral Glabes University (EUA) e integrante da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, falou sobre os planos de saúde, a defesa do consumidor e a judicialização, trazendo os principais problemas, índices e alternativas. “Prevenção, gestão inteligente, transparência e levar em consideração o rápido envelhecimento da população e a implantação de novos programas que atendam essas questões”, apontou ela como alternativas para melhorar o atendimento dos planos de saúde diante dos mais de 47 milhões de beneficiários no Brasil e os mais de 500 mil processos na Justiça.             O segundo tema, A evolução do direito do consumidor no Brasil e os desafios ainda pela frente, foi abordado pelo promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dr. Sidney Rosa da Silva Junior, doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha) e diretor da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. “Precisamos adequar o Direito a situações concretas e isso é muito difícil; temos novos modelos de empresas, a exemplo a UBER, a maior empresa de transporte e não tem nenhum veículo”, citando os novos modelos de negócio, a tecnologia e proteção à privacidade, o superendividamento e o consequencialismo como desafios a serem superados pelo Direito do Consumidor.             Prestigiaram o evento a diretora de Educação da Fundação Padre Albino, Cristiane Oliveira, o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Rossi, o presidente da OAB Catanduva, Dr. André Ribeiro Ângelo, o diretor do Fórum de Catanduva e juiz titular da 1ª Vara Criminal, Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, a coordenadora do PROCON de Catanduva, Dra. Beatriz Trigo, e os demais docentes do curso.
Direito
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

CORONAVÍRUS UNIFIPA: FAKE NEWS

A UNIFIPA informa que a nota que está circulando informando sobre caso de Coronavírus na instituição é Fake News. Nota semelhante está sendo postada com nomes de outras instituições de ensino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 13/03/2020 por Marcella Milani

DIREITO DO CONSUMIDOR, 30 ANOS, UMA REALIDADE EFICAZ

Nesta sexta-feira, 13 de março, serão realizadas as Jornadas Jurídicas do curso de Direito da UNIFIPA com o tema "Direito do Consumidor: 30 anos" e a participação de profissionais de renome na área, como o promotor de justiça do Ministério Público de Catanduva e mestre em Direito, Dr. André Luiz Nogueira da Cunha, que fará a abertura do evento, a partir das 19h30, no Campus São Francisco. As jornadas contarão com a participação da advogada Dra. Maria Inês Dolci, especialista em Business Law pela Coral Glabes University (EUA) e integrante da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, e do promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dr. Sidney Rosa da Silva Junior, doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha) e diretor da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. O Dr. André Nogueira da Cunha ressaltou que o consumidor deve ficar atento às publicidades enganosas e aos golpes que são muito comuns na internet. “O cidadão comum conhece os seus direitos e deve sempre procurar orientação nos meios de proteção do consumidor e levar a reclamação adiante”, lembrando que o consumidor tem prazo de sete dias para “arrependimento” caso o produto apresente defeito ou o serviço prestado não seja equivalente ao oferecido.  Um dos pontos destacados pelo promotor nas alterações realizadas na lei ao longo dos 30 anos está a inversão do ônus da prova, que ”permite ao consumidor ajuizar ação sem prova, cabendo ao fornecedor provar que está certo”, uma vez que nem sempre o consumidor tem como provar sua queixa. Para isso deve procurar os órgãos e associações que representam a classe, sendo que a primeira, local,  deve ser o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que em Catanduva está localizado na Prefeitura. Para Dr. André, a iniciativa da UNIFIPA é extraordinária. “O curso de Direito da UNIFIPA está muito à frente de outras faculdades e um dos fatores é por ter a disciplina de Defesa do Direito do Consumidor e, principalmente,  por sempre que possível promover eventos como este, que têm foco significativo”, ressaltou, lembrando a importância dos alunos de Direito sempre buscarem o novo, escolherem áreas ainda pouco exploradas para se destacarem.  As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Campus São Francisco, Rua Seminário, 281, ou pelo telefone 3311 4800. As jornadas são uma realização do curso de Direito da UNIFIPA, OAB Catanduva e Ministério Público de Catanduva.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/03/2020 por Marcella Milani

LINHA DO TEMPO DE PADRE ALBINO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO

             A vida e obra de Padre Albino, resumidas em Linha do Tempo, estão disponíveis no portal da Fundação Padre Albino, acessível através do endereço http://www.fundacaopadrealbino.org.br, na parte inferior direita.             A linha do tempo começa em 1882 com o nascimento de Albino Alves da Cunha e Silva em Portugal, passando por sua chegada a Catanduva, em 1918, suas obras, seu falecimento, em 1973, e a continuidade de seu trabalho, através dos membros do Conselho de Curadores, até 2019, com a inauguração do Serviço de Radioterapia.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

GABARITOS INDICAM QUE ALUNOS DO 5º ANO DO DIREITO DEVEM SER APROVADOS NO EXAME DA OAB

             O coordenador do curso de Direito da UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, informou que no último domingo (09/02) alguns alunos do 5º ano daquele curso submeteram-se à prova da OAB. “É importante destacar que são alunos que iniciaram agora o 5º ano e, portanto, ainda têm um ano para terminar o curso”, ressaltou Rossi.               O Prof. Rossi explicou também que quando se referiu a alguns deles terem se submetido à prova disse “porque nenhum deles está obrigado a candidatar-se agora ao exame, até porque, como disse anteriormente, eles ainda têm um ano de curso pela frente para encerrarem os seus estudos e daí, sim, estarem compromissados à prova da OAB”. No entanto, continua ele, mesmo assim esses alunos, incentivados pelo curso, candidataram-se à prova.               “Além da preparação já ministrada nas aulas curriculares, fizemos, com eles, preparativos especiais para a prova, supervisionados pela Profa. Ivana Mussi, realizados do dia 1º de fevereiro até o dia 08, véspera da prova”, acrescentou o coordenador.               Embora ainda não tenha sido divulgado o resultado oficial, pelos dados colhidos através de gabaritos extraoficiais, Dr. Luís Rossi apurou que 27 alunos foram aprovados. Para ele, isso “representa resultado altamente positivo, considerando que eles ainda estão começando a cursar o último ano de faculdade e sequer tiveram contato com algumas das matérias exigidas na prova da OAB”, finalizou, satisfeito.   Foto: Os alunos que prestaram o exame da OAB.  
Direito
Publicado em 13/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEPCIONA ALUNOS PARA INÍCIO DO ANO LETIVO

          O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) recepcionou, no dia 03 de fevereiro último, em três períodos, 720 alunos para início do ano letivo de 2020. Alunos do curso de Medicina no período da manhã e à tarde alunos do 5º e 6º anos  e no período noturno para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             No período da manhã, os alunos do 1º ano do curso de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, a diretora de Educação da Fundação Padre Albino (FPA), Cristiane Procópio de Oliveira, a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol e pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti. Em seguida, a Profa. Esp. Alda Nascimento Batista fez uma apresentação sobre Libras e o Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi ministrou palestra motivacional para os novos alunos. Para encerrar as atividades, na Sala de Ginástica e Lutas do Complexo Esportivo da UNIFIPA apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara, que mostraram um repertório do clássico ao popular.             No período da tarde, no Anfiteatro Padre Albino, os alunos do 5º e 6º anos de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação, Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela diretora da Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Rocha Bugatti, pelo diretor técnico do Hospital Padre Albino (HPA), Dr. Luís Fernando Colla da Silva, pelo diretor técnico do Hospital Emílio Carlos (HEC), Dr. Jussemar Roces Rios, e pelo coordenador do Internato, Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.             No período noturno, no Campus São Francisco, para os cursos de Administração e Direito, houve apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara. Para o curso de Administração, o coordenador do curso Prof. Me. Antônio Agide Mota Júnior proporcionou a palestra com o egresso Luís Francisco Santana, consultor empresarial, professor e sócio proprietário do Átomo (Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional). Já para o curso de Direito, o coordenador Prof. Dr. Luís Antônio Rossi desejou boas-vindas para os ingressantes no 1º ano.             No Campus Sede, na quadra do Complexo Esportivo da UNIFIPA, os alunos foram recebidos pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, pelo coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz, pelo coordenador do curso de Educação Física Licenciatura, Prof. Esp. José Cione Neto, pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes, pelo coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, pela coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno e pela coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana.             Na sequência, apresentação da Cia Jovem Alexandre Mendes Ballet, com a participação de oito bailarinos, seguida de alongamento com a Profa. Júlia Faria, aluna do curso de Medicina da UNIFIPA, que desenvolve o projeto Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP). Para finalizar a noite, show musical da dupla João Felix e Júnior. Foto: Profa. Ana Paula, ao fundo, com aluna de projeto de pesquisa.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/02/2020 por Mauro Assi

ACADEMIA DA UNIFIPA RETOMA ATIVIDADES NO DIA 3 DE FEVEREIRO

A academia do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) retoma as atividades neste dia 3 de fevereiro. Atualmente, a academia oferece programas de exercícios físicos de musculação em variados horários. As matrículas estão abertas para funcionários da Fundação Padre Albino (FPA) e alunos da UNIFIPA; há vagas disponíveis em apenas alguns horários.             O horário de funcionamento é das 10 às 14 horas e das 15 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. “Quem preferir tirar algumas dúvidas previamente pode ligar no ramal 3517 da academia, a partir de segunda-feira (3). Em março abriremos as turmas de treinamento, que ainda não foram definidas”, explicou o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 31/01/2020 por Mauro Assi

UM MUNDO BEM MELHOR

             A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último, no complexo esportivo da UNIFIPA, a sua festa de confraternização de 2019. A festa proporcionou duas surpresas que emocionaram a todos.             A primeira foi um flash mob feito pelo grupo Sobrado Verde, interpretando a versão da música “Um mundo bem melhor”, que fala de amor, sonhos, união. Aos poucos, os funcionários foram entendendo o que estava acontecendo e integrando-se à ação. De mãos dadas fizeram uma grande roda, envolvendo os quatro integrantes do Sobrado Verde, batendo palmas e erguendo as mãos, formando um grande coro. Veja como foi pelo link https://www.youtube.com/watch?v=HH4WZTFWr58    
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/01/2020 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO PROFISSIONALIZA SUA GESTÃO

            O processo começou em 2012 e como disse o então presidente do Conselho de Administração, Dr. Antonio Hercules, “é preciso um novo modelo de governança, que seja menos individualista e concentrado e mais moderno, transparente, que traga mais segurança e que responda aos anseios de todos os envolvidos, inclusive da nossa comunidade que dela se serve”.             Após sete anos e muitas gestões da Diretoria Administrativa, à frente Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, em 1º de janeiro último foi empossada a nova Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, constituída por funcionários de carreira e com longa experiência administrativa: Reginaldo Donizeti Lopes, Diretor Presidente; Heliton Wagner Benetelli, Diretor Administrativo e Financeiro; Renata Aparecida Rocha Bugatti, Diretora de Saúde e Assistência Social, e Cristiane da Silva Procópio de Oliveira, Diretora de Educação.             Além da nova Diretoria Executiva foram eleitos o Dr. Antonio Hercules para a presidência do Conselho de Curadores e o Dr. José Carlos Rodrigues Amarante para presidência do Conselho de Administração. Diretor Presidente                        Formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades ASSER de São Carlos, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e participação no Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, Executivos e Acionistas pelo Babson Executive Education em Boston Estados Unidos, Reginaldo Lopes, como executivo, possui mais de 30 anos de experiência.             Atuou em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, farmacêutico e de serviços, na área de Auditoria, Controladoria e Contabilidade, dentre elas KPMG, Fresenius Kabi Brasil, Fresenius Kabi Argentina (Buenos Aires), Kongsberg Automotive, TRW Automotive e está há sete anos na Fundação Padre Albino.   Foto: Reginaldo Lopes, presidente da Diretoria Executiva da Fundação.            
Fundação Padre Albino
Publicado em 10/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEU VESTIBULAR AGENDADO 2020

             A UNIFIPA está com inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2020 através do site www.unifipa.com.br/vestibular para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As inscrições são gratuitas e o candidato poderá agendar a prova, que será digital, no Campus Sede da UNIFIPA, escolhendo o melhor dia e horário. O candidato terá acesso ao resultado no mesmo dia, em até duas horas após a prova, acessando o site www.vestibularonline.com.br e também através de seu e-mail.             A prova terá 40 questões de Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, divididas em Português, História, Geografia, Biologia, Matemática, Química e Física e Redação em Língua Portuguesa. O candidato será considerado classificado se alcançar nota mínima 2 (dois) na Redação e pontuação diferente de zero em Conhecimentos Gerais e poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade de vaga para o curso pretendido.             Para este Processo Seletivo a UNIFIPA aderiu ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Mais informações no Edital através do site http://www.unifipa.com.br    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RENOVA O CONVÊNIO DO PROJETO DNA

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) renovou convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para continuidade do projeto institucional “Investigação de paternidade por meio de coleta descentralizada de DNA no município de Catanduva/SP”, iniciado em setembro de 2015. Através do projeto, a coleta para exame de DNA passou a ser feita no município de Catanduva, atendendo as 14 cidades da comarca: Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama e Bebedouro. O objetivo é agilizar os processos de investigação de paternidade em Catanduva e região, pois até o primeiro semestre de 2015 a coleta do material era feita na unidade do IMESC em São José do Rio Preto e o exame em São Paulo. O Projeto DNA, como é conhecido, nasceu de parceria entre a UNIFIPA e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de Catanduva, através dos cursos de Direito e Enfermagem, que redigiram um projeto por intermédio do Prof. Me. Luís Antonio Rossi e da Profª Drª Márcia Menin, coordenador e docente do curso de Direito, respectivamente, da Profª Drª Maria Cláudia Parro e da Profª Drª Maristela Ap. Magri, respectivamente pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA e docente do curso de Enfermagem. Desde sua implantação no município, o Projeto DNA atendeu 273 famílias, sendo 38 famílias em 2015, 65 famílias em 2016, 57 famílias em 2017, 61 famílias em 2018 e 52 famílias em 2019. A coleta do material é feita toda última quarta-feira do mês no prédio do CEJUSC, das 9h00 às 11h00. O serviço é totalmente gratuito e o acesso se dá através de via judicial – por meio de advogado da Defensoria Pública/OAB ou particular e do CEJUSC Pré-Processual. O prédio do CEJUSC fica localizado na Rua Alagoas, 519, centro, em Catanduva.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/12/2019 por Mauro Assi

PADRE ALBINO DÁ RECADO AOS FUNCIONÁRIOS DA FUNDAÇÃO

         A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último a sua festa de confraternização de 2019, que proporcionou surpresas emocionantes. O funcionário do AME Willian Lima, vestido de Padre Albino, entrou na quadra em cadeira de rodas, conduzido pela funcionária Eliane Zirondi, do “Emílio Carlos”.             De bengala e passos lentos, no centro da quadra, ele cumprimentou a todos deu um recado aos funcionários. Veja através do link https://youtu.be/Sboa4uTbCQE
Fundação Padre Albino
Publicado em 26/12/2019 por Mauro Assi

MEC AVALIA A UNIFIPA E OS SEUS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO COM NOTA 4

           O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) e os seus cursos de Administração e Direito receberam nota 4 do MEC (numa escala de 1 a 5). A UNIFIPA recebeu esse conceito no IGC, indicador que avalia a instituição, e os cursos de Administração e Direito no Conceito Preliminar de Curso (CPC), avaliações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no dia 11 de dezembro.               De acordo com a pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, os índices que resultam no IGC (Índice Geral de Curso) da instituição são divulgados todos os anos de acordo com as áreas avaliadas. “Os excelentes conceitos da UNIFIPA perante o MEC denotam o compromisso da instituição em oferecer ensino de qualidade, visando preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho”.               O coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, salienta que o índice obtido no CPC (Conceito Preliminar de Curso) representa o coroamento de um trabalho contínuo de formação sólida e robusta dos nossos estudantes. “O CPC nos garantiu o 4, ficando muito próximo ao 5, o que nos posiciona ombro a ombro com as melhores instituições públicas e privadas de ensino jurídico do país, demonstração inequívoca da qualidade do ensino prestado”, comemorou o coordenador.               Segundo o coordenador do curso de Administração, Prof. Me. Antonio Agide Mota Junior, o curso de Administração possui como horizonte estratégico formar administradores para o mercado de trabalho e atender à demanda local e regional. “O alcance e superação desses objetivos são comprovados de forma inequívoca pelo índice obtido no CPC do curso (ENADE 2018), sendo que a maioria das demais instituições de ensino  no âmbito regional, estadual ou federal não conseguiu alcançar esse marco, sejam elas públicas ou privadas. Isso demonstra claramente que o ensino sério, atual e focado do nosso curso é voltado para a excelência na formação dos profissionais e  remete a instituição ao rol das mais importantes e referenciadas do nosso país”, ressaltou Mota.               O reitor Dr. Nelson Jimenes afirma que “os resultados obtidos são fruto do trabalho sério levado a efeito pela UNIFIPA nos pilares básicos da Instituição, quais sejam importante formação dos docentes; Matriz Curricular coerente com as melhores práticas de ensino/aprendizagem, além de estrutura acadêmica exemplar”.               Na região apenas a UNESP recebeu 5. Com conceito 4 foram avaliadas a FAMERP, UNIFIPA, Fatec Catanduva, Fatec Jales e Faculdade de José Bonifácio.    
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoDireito
Publicado em 19/12/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DA 13ª TURMA DE DIREITO

          A UNIFIPA realizou no dia 13 a solenidade de colação de grau da 13ª turma do curso de Direito, às 19h30, no Campus São Francisco. A cerimônia reuniu 86 formandos, que tiveram como Paraninfo o Prof. Me. Alexandre Berto, patronesse Profª Ma. Ivana Mussi Gabriel e a turma teve o  nome do Prof. Me. Kleber Henrique Saconato Afonso.             A mesa solene foi composta pela gestora administrativa e financeira da UNIFIPA, no ato representando também o reitor, Dr. Nelson Jimenes, Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, pelo coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, e pelo paraninfo da turma, Prof. Me. Alexandre Berto. O juramento foi proferido pelo formando Gustavo Fernandes.    
Direito
Publicado em 16/12/2019 por Mauro Assi

CEPRAJUR ATENDEU 577 PESSOAS CARENTES EM 2019

                Durante o ano de 2019, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR) do curso de Direito da UNIFIPA atendeu 577 pessoas carentes através do escritório de assistência jurídica, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), PROCON de Catanduva e Associação Pão Nosso.             Doze estagiários participaram dos atendimentos à população carente, supervisionados por dois professores daquele. A experiência para os alunos de atuar diretamente com a população enriquece a formação do futuro profissional de Direito. “O atendimento jurídico a pessoas carentes preenche uma lacuna social de acolhimento e escuta ativa, já que oferece subsídios sobre os direitos mais corriqueiros e que na maioria das vezes ‘escapam’ à compreensão das pessoas neles contempladas. Às vezes uma escuta compassiva é tudo o que a pessoa espera obter e isso pode resolver um conflito que para ela tem proporções imensuráveis”, ressaltou o coordenador do CEPRAJUR, o Prof. Me. Donizett Pereira.  
Direito
Publicado em 20/11/2019 por Mauro Assi

EGRESSA DO DIREITO UNIFIPA FALA SOBRE SUCESSO PROFISSIONAL

            Bárbara Maccario, graduada em 2017 no curso de Direito da UNIFIPA, ingressou no concorrido mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra  (FDUC), após a seleção no Programa de Mestrado em Direito Civil, com duração de dois anos, categoria estudante internacional.             O convite para participar do mestrado em Portugal foi realizado por docente da FDUC, após apresentação de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), fruto de projeto de extensão realizado com a Profª Me. Márcia Menin.             De férias letivas em Portugal, Bárbara Maccario veio ao Brasil e visitou o curso de Direito da UNIFIPA. Nesta entrevista ela dá lições de vida que poderão ajudar, e muito, todos aqueles que desejam trilhar o mesmo caminho: o do sucesso profissional.  P: Tomar decisões no Ensino Fundamental não deve ser algo fácil para um adolescente. No seu caso, o que te fez escolher o curso de Direito e na UNIFIPA? Bárbara Maccario: E de fato não é, afinal, essa escolha pautará tantos outros resultados, bem por isso uma pesquisa consciente é essencial. Quanto à escolha do curso de Direito, essa não era a minha primeira opção; saí do Ensino Médio para cursar Odontologia fora da cidade. Com oito meses de curso pude compreender que não era a melhor escolha para mim. Eu gostava muito da ideia de poder ajudar as pessoas, mas me comunicar era o meio mais eficiente para mim. Logo, percebi que Odontologia me limitava de certa forma. Além disso, outras questões financeiras também pesaram na escolha. Por isso, no primeiro ano abandonei o curso e por um período realizei pesquisas de cursos e o curso de Direito me chamou muito a atenção por apresentar uma forma eficiente de ajudar pessoas, colaborar socialmente e entender um pouco mais do sistema que vivemos. Então a pesquisa se estendeu a qual universidade eu cursaria Direito. Sou natural de Catanduva, minha família também. Ter morado fora por alguns meses foi uma experiência interessante, mas poder ter um curso de qualidade e excelência na minha cidade era a junção perfeita. Não é de hoje que o curso de Direito da UNIFIPA vem sendo amplamente reconhecido. São dados que tive acesso na época. Além do mais é um enorme benefício que temos em casa poder ter aulas com professores que nos reconhecem como de casa, faz toda diferença, ao passo que em outros lugares você, por vezes, se torna mais um. Assim, o conjunto dessas ponderações resultaram na escolha pela UNIFIPA, que hoje reconheço como um ótimo primeiro passo.   P: Você foi uma excelente aluna, que participou intensamente do curso de Direito, dentro e fora de sala de aula. No que isso contribuiu para a sua formação? Bárbara Maccario: Sou muito agradecida por ter tido tantas oportunidades curriculares e extracurriculares, todas repletas de apoio profissional, mas, além disso, apoio amigo dos nossos professores, coordenadores e da instituição fizeram a diferença. Eles me mostraram o caminho e eu só segui os conselhos e aproveitei as oportunidades. Tudo isso contribuiu muito para a minha evolução, não apenas na qualidade de estudante, mas essencialmente como ser humano e profissional em construção. Possibilitou-me sonhar além, ter contato com outras áreas, outras perspectivas e ideias. É o caso dos projetos de pesquisa e extensão, congressos e participação da organização de eventos na própria universidade, que são essenciais para nos tirar da “bolha” social em que naturalmente estamos acostumados.   P: O curso de Direito da UNIFIPA desenvolve linhas de pesquisa e de extensão. O que te motivou a escolher o caminho da pesquisa? Bárbara Maccario: Como já mencionei, acho que esse é um grande diferencial da UNIFIPA. Ela avança muito em relação às outras universidades ao mostrar ao aluno as diferentes áreas de atuação de um jurista, incluindo a pesquisa. Desde o primeiro ano pude participar de projetos nos mais variados temas e aprender um pouco mais sobre o que é ser pesquisador e contribuir para construção de um sistema justo para além das formas jurídico-políticas que conhecemos. Foi assim que identifiquei a minha forma de contribuir socialmente, por meio do estudo de temas de relevância social, fomentando a discussão e a análise crítica do sistema no todo e também por meio da educação, um caminho que ainda estou em construção.   P: Como foi a sua experiência de ser premiada com o 1º lugar em um importante congresso de iniciação científica – o CONIC?   Bárbara Maccario: Foi, sem dúvidas, um dos momentos mais especiais da minha vida. No dia eu estava muito ansiosa; já era meu terceiro CONIC, mas o frio na barriga é sempre o mesmo. Apresentei meu projeto de pesquisa, que também era tema do meu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora mestre Márcia Menin. Falávamos sobre família e seus direitos. Quando nossos nomes apareceram na lista de classificação para mim já era uma grande vitória. Sinceramente eu não esperava por isso. Durante a premiação, quando ouvi nossos nomes e o da UNIFIPA, um filme passou na minha cabeça. Foi o reconhecimento de uma trajetória, de tudo o que realizamos juntas, nós e a instituição, de todas as oportunidades que agarrei e temores que enfrentei. Foi um momento incrível.   P: Você foi bem sucedida na aprovação do exame da OAB. O curso de Direito lhe proporcionou este preparo? Bárbara Maccario: O curso, apesar de não ser voltado apenas para OAB, como já mencionei, nos dando a possibilidade de conhecer inúmeros caminhos do Direito, sempre sendo muito completo, não deixava passar a preparação também para o exame da Ordem proporcionando, inclusive, além de outros métodos, aulas preparatórias aos finais de semana livres para todos os anos e também realizando simulados, nos fazendo ter um prévio contato com a prova. Sempre que pude participei dos simulados e das aulas e isso contribui muito.   P: “Não me diga quão difícil é a tempestade, apenas traga o navio de volta”. O que lhe diz essa frase? Bárbara Maccario: Um dia, em um momento bem difícil, durante a preparação para o exame da Ordem, eu ouvi isso da nossa professora Ivana Mussi. Eu nunca mais esqueci. Sempre encontrei nos livros e na história de outras pessoas força para os momentos difíceis. Por isso algumas frases eu levo comigo; elas me impulsionaram e me impulsionam. Assim, motivada, transcrevi e coloquei preso no meu calendário do trabalho e de casa para ler todos os dias. Não importa o quão difícil é o momento que estou vivendo, apenas mantenho o foco, trago a mente boas lembranças e não deixo o seu navio se perder. Trago ele de volta, não me lamento; apenas trago ele de volta. Por muitos dias, antes da prova da Ordem, eu relembrei essa frase e, por fim, trouxe o navio de volta!   P: Hoje você mora em Portugal porque foi aprovada no mestrado da Faculdade de Direito de Coimbra, uma experiência única e enriquecedora. O que essa conquista representa na sua vida? Bárbara Maccario: Representa muito. Afinal, nada para mim, nunca, foi fácil. É uma vitória chegar lá e ter a oportunidade de estudar com grandes mestres do Direito, entender o sistema global, sair da bolha social que vivemos, ter contato com tantas culturas diferentes. Uma experiência que também vai muito além da vida acadêmica. Representa evolução profissional e pessoal. Tudo isso faz toda diferença na vida prática do profissional do Direito que lida com a realidade e a vida das pessoas. Enfim, valeu a pena todo esforço, todo obstáculo ultrapassado. É um sonho sendo realizado! E novos sonhos sendo construídos; afinal, não se pode parar. “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas daquilo que se parecia impossível”.   P: Recentemente, você visitou a faculdade de Direito da UNIFIPA e conversou com os alunos ingressantes no curso de Direito. Como foi essa experiência? Bárbara Maccario: Foi única, daqueles momentos que preenchem o coração. Foi a primeira vez que falei para um público que tenho tanto apreço: a galera da UNIFIPA. Eles estavam lá, sentados em um lugar que eu ocupei há alguns anos atrás, um lugar de construir sonhos, de plantar. Sempre disse aos meus professores que eles eram semeadores de sonhos. Eu, pela primeira vez, tive a sensação de ajudá-los nessa missão, que também é a que escolhi para mim. Tentei dividir com eles a minha trajetória, meus erros e acertos, aconselhar dentro daquilo que já vivi e espelhado no que vivo hoje e os lembrar de que as barreiras não existem; tudo é possível e os ganhos de amanhã serão proporcionais ao esforço aplicado hoje. Espero ter contribuído de alguma forma para que a esperança se mantenha viva e para uma visão que não se limite ao hoje.   P: O que o curso da UNIFIPA representa para você, hoje? Bárbara Maccario: Em uma palavra, OPORTUNIDADE, que deve ser muito bem aproveitada. Ali eu tive e temos a abertura de criar, o apoio dos nossos mestres que acreditam e compram a causa com fé e amor pelo que fazem. Nenhum talento é desperdiçado. Eu realmente falo com o coração cheio de carinho: a UNIFIPA é um centro de excelência e o curso de Direito é um dos grandes mantenedores disso.   P: Há algo que você gostaria de dizer para os vestibulandos que desejam fazer o curso de Direito, mas não decidiram qual faculdade fazer? Claro, e eu sempre digo. Temos uma joia em Catanduva. O nosso curso de Direito tem pontos muitos relevantes para aquele que deseja trazer algo novo para um mercado tão saturado de mais do mesmo. Nós, formados pela UNIFIPA, somos filhos de pais que apostam no novo e estão atentos à realidade e à necessidade social, construindo um profissional humano e pronto para agarrar qualquer oportunidade. Eu divido hoje cadeira nas aulas do mestrado com colegas das mais diferentes classes, como promotores, procuradores, juízes, advogados de sucesso, formados em grandes universidades nacionais e internacionais, e estar entre eles foi possível, também e muito, pela preparação que a UNIFIPA me garantiu. Por isso, façam a escolha correta sem medo e nós (e eu me incluo nessa soma, pois me sinto parte da UNIFIPA e sempre estarei por perto), estaremos aqui para orientá-los. “Corra guiado pela luz dos seus sonhos”.  
Direito
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

DIREITO UNIFIPA ATINGE PADRÃO DE EXCELÊNCIA DE APROVAÇÃO NOS EXAMES DA OAB

 Todos sabem que na escolha de uma faculdade de Direito com ensino de qualidade é necessário levar em consideração a nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, em especial, os índices de aprovação no exame da OAB de seus alunos. As altas notas demonstram que a instituição de ensino superior oferece aos seus alunos formação diferenciada, interdisciplinar, necessária para sedimentar o conhecimento em todas as áreas de formação, em especial, da prática jurídica, bem como para desenvolver a capacidade crítico-reflexiva tão exigida na profissão de advogar. O Censo de Educação Superior de 2017, que realiza importante levantamento estatístico sobre as instituições de ensino superior no Brasil, demonstra que, de quase 1.200 faculdades de Direito existentes, apenas 51 aprovam mais da metade de alunos no exame da OAB. Estruturado por um corpo docente de mestres e doutores, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), de Catanduva, tem nota máxima do MEC (cinco) e, por mais um ano, atinge padrão de excelência, com índice de aprovação nos exames da OAB de 2019 que supera, e muito, o previsto pelo Censo de Educação Superior, o que consolida, mais uma vez, a sua permanência entre as melhores instituições de ensino superior no Brasil. “Essa permanente aprovação não é o objetivo do curso de Direito, mas consequência natural de uma política de valorização do conhecimento, fincada na solidez do tripé ensino, pesquisa e extensão. Um ensino de qualidade reflete imediatamente nas avaliações deste porte”, afirma Luís Antonio Rossi, coordenador do curso. Nos exames XXVIII e XXIX da OAB de 2019, a maioria dos alunos quintanistas do curso de Direito da UNIFIPA que se inscreveu obteve aprovações, inclusive, com notas expressivas na 2ª fase. Com relação ao número de alunos inscritos nos exames, Luís Rossi informa que o levantamento que o curso de Direito da UNIFIPA tem é interno porque a OAB divulga os números oficiais de inscritos e aprovados a partir de parâmetro dela, “que leva em consideração egressos que já se formaram e não passaram na prova, em relação aos quais não temos controle de inscrição e aprovação”, ressaltou. No entanto, de acordo com o levantamento interno, por entrevista dos alunos, foram 46 alunos inscritos e 30 aprovados, ou seja, média de 62,5%, enquanto a média do Estado de São Paulo não passa de 20%.  Para a aluna Paloma Fernandes Lins, do 5º ano, aprovada na 2ª fase do Exame XXVIII com nota 9.1 em Direito Tributário, “a formação do corpo docente da UNIFIPA foi fundamental para minha aprovação. Foram oferecidas aulas direcionadas para a primeira fase e na segunda fase o curso proporcionou um preparatório em Tributário de excelência, ministrado pela Profa. Ivana Mussi, que foi um diferencial para obtenção da minha nota”. “Não senti necessidade alguma de contratar um cursinho de preparação para exame da Ordem, nem para a primeira nem para a segunda fase. A UNIFIPA deu total suporte”, disse o aluno Gabriel Vitor Domingues, do 5º ano, aprovado na 2ª fase do Exame XXIX com a expressiva nota 9.8 também em Direito Tributário. “Tive aulas preparatórias todos os sábados para a primeira fase e na segunda fase a minha professora de Tributário ministrou um curso gratuito e completo, importante para minha preparação. Creio que a pontuação alta foi uma recompensa pelo meu esforço e dedicação”, complementou. O sentimento de Gabriel pelo curso de Direito da UNIFIPA é de gratidão. “A faculdade me fez uma pessoa melhor, mais instruída, com mais interesse pela leitura, pelos estudos e me deu uma profissão que eu amo”, finaliza o aluno. Fotos: Gabriel Domingues, com o ministro do STF Luís Roberto Barroso, e Paloma Lins.  
Direito
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

CEPRAJUR DO DIREITO REALIZA SESSÕES SIMULADAS DE MEDIAÇÃO

            Nos dias 29 e 31 de outubro, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR), órgão do curso de Direito da UNIFIPA, realizou seis sessões simuladas de mediação. A atividade foi protagonizada pelos alunos do 3º e 4º anos do curso, que fizeram todas as fases do procedimento, desde a confecção das hipóteses até a realização da sessão de mediação, com a dramatização referente aos respectivos papéis correspondentes a uma sessão de mediação, ou seja, o de parte, advogados e mediadores.             De acordo com o Prof. Me. Donizett Pereira, responsável pelo Ceprajur, a dramatização permite melhor compreensão do universo humano, já que há efetivamente a transmissão de sentimentos quando se vivencia a experiência conflituosa de outra pessoa. Sendo assim, contribui bastante para o aprimoramento da percepção da cidadania e da técnica jurídica com o treinamento da comunicação eficiente para solução consensual de conflitos. “A capacitação dos alunos para o enfrentamento das questões do cotidiano da futura profissão jurídica é uma atividade diuturna no curso de Direito da UNIFIPA, sempre pensando na qualidade do ensino das melhores técnicas ao seu corpo discente”, disse o professor.    
Direito
Publicado em 11/11/2019 por Mauro Assi

CEPRAJUR REALIZOU SESSÕES SIMULADAS DE MEDIAÇÃO

Nos dias 29 e 31 de outubro, o Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR), órgão do curso de Direito UNIFIPA realizou seis sessões simuladas de mediação. A atividade foi protagonizada pelos alunos do 3º e 4º anos do curso, que fizeram todas as fases do procedimento, desde a confecção das hipóteses até a realização da sessão de mediação com a dramatização referente aos respectivos papéis correspondentes a uma sessão de mediação, ou seja, o de parte, advogados e mediadores. De acordo com o Prof. Me. Donizett Pereira disse que a dramatização permite uma melhor compreensão do universo humano, já que há efetivamente a transmissão de sentimentos quando se vivencia a experiência conflituosa de outra pessoa, sendo assim, contribui bastante para o aprimoramento da percepção da cidadania e da técnica jurídica  com o treinamento da comunicação eficiente para solução consensual de conflitos. “A capacitação dos alunos para o enfrentamento das questões do cotidiano da futura profissão jurídica é uma atividade diuturna no curso de direito da UNIFIPA, sempre pensando na qualidade do ensino das melhores técnicas ao seu corpo discente”, disse o professor.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 05/11/2019 por Jhonatan Sotano Galante

DIREITO UNIFIPA REALIZOU O 1º SEMINÁRIO DO DIREITO DO TRABALHO

O curso de Direito UNIFIPA em parceria com a Ordem dos do Brasil (OAB) de Catanduva e o Instituto dos Advogados Previdenciários - Conselho Federal realizaram o 1º Seminário de Direito do Trabalho, no Campus São Francisco, no dia 25 de outubro. O objetivo do seminário intitulado de "Biênio de vigência da Reforma Trabalhista: impactos e perspectivas" foi promover a discussão sobre as alterações promovidas na legislação trabalhista com a entrada em vigor da Lei n. 13.467/2017. O Seminário teve a participação de 362 pessoas, que entre eles haviam graduandos, egressos, docentes do Curso de Direito, além de profissionais do Direito. O evento foi organizado pelo coordenador do Curso de Direito UNIFIPA, Dr. Luís Antônio Rossi, docente titular da cadeira de Direito do Trabalho UNIFIPA, Dr. Kleber Henrique Saconato Afonso, presidente da Comissão de Egressos do Curso de Direito UNIFIPA e coordenadora da Comissão do Jovem Advogado da OAB de Catanduva, Dra. Leila Renata Ramires Masteguin, presidente da OAB subseção de Catanduva, Dr. André Ribeiro Angelo  e pelo representante Regional do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), Dr. Helielthon Honorato Manganeli. Palestrantes Os palestrantes 1º Seminário do Direito do Trabalho foram: Dr. Henrique Correia, tema “A Reforma Trabalhista e os Impactos de seus Primeiros anos de Vigência no dia a dia dos Trabalhadores”, Dr. Élisson Miesa, tema “A Jurisdição Voluntária para Homologação de Acordo Extrajudicial e os Honorários Advocatícios Pós Reforma Trabalhista”, Dr. Leone Pereira da Silva Júnior, tema “Jurispurdência do STJ e dos Tribunais após a Reforma”, Dra. Fiorella Ignacio Bartalo, tema “Repercussão do Trabalho intermitente no Direito Previdenciário”, Dr. Guilherme Miguel Gantus, tema “ Honorários de Sucumbência – Análise Completa acerca do tema, com cotejo detalhado da atual Jurisprudência Emanadas das Cortes Superiores – Teses Jurídico para Minimizar os Riscos Processuais, incluindo o Pré-Questionamento Temático” e Dr. André Luiz Paes de Almeida, tema “Impactos da Reforma  nas Demandas Trabalhistas”.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 29/10/2019 por Jhonatan Sotano Galante

VESTIBULAR UNIFICADO 2020 UNIFIPA ABRIRÁ INSCRIÇÕES DIA 1º DE NOVEMBRO

O Vestibular UNIFICADO 2020 UNIFIPA abrirá inscrições no dia 1º de novembro, através do site www.unifipa.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 30, que poderá ser paga em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. O processo seletivo servirá para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As provas acontecerão de 20 a 29 de novembro, com duração de duas horas, com questões de Conhecimentos Gerais, sendo 40 questões de múltipla escolha, divididas em (10) de Português, (05) de História, (05) de Geografia, (05) de Biologia, (05) de Matemática, (05) de Química e (05) de Física e Redação em Língua Portuguesa. A aplicação das provas será em formato digital  em sala de informática no Campus escolhido pelo candidato após o agendamento da prova. A divulgação dos resultados será feita através de edital com a classificação geral a partir de 4 de dezembro, pelo site www.unifipa.com.br. O período de matrículas será de 5 a 10 de dezembro, das 8 às 21 horas, na secretária do curso escolhido.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaPedagogia
Publicado em 29/10/2019 por Jhonatan Sotano Galante

UNIFIPA, OAB CATANDUVA E INPE REALIZARÃO 1º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO

No dia 25 de outubro, das 8h30 às 18 horas, o curso de Direito UNIFIPA, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catanduva e Instituto dos Advogados Previdenciários – Conselho Federal (INPE) realizarão o 1º Seminário de Direito do Trabalho, no Campus São Francisco. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: catanduva@oabsp.org.br ou pelo telefone (17) 3521 4828 e a taxa de inscrição é um quilo alimento, não perecível. Programação 8h15 - Café de Recepção 8h30 - Cerimônia de Abertura 9h00 às 9h50 - Dr. Henrique Correia, tema “A Reforma Trabalhista e os Impactos de seus Primeiros anos de Vigência no dia a dia dos Trabalhadores” 10h00 às 10h50 - Dr. Élisson Miesa, tema “A Jurisdição Voluntária para Homologação de Acordo Extrajudicial e os Honorários Advocatícios Pós Reforma Trabalhista”.  11h às 11h50 - Dr. Leone Pereira da Silva Júnior, tema “Jurispurdência do STJ e dos Tribunais após a Reforma”. 12h às 13h30 - Intervalo para almoço 13h30 - Abertura do segundo ciclo de palestras 14h às 14h50 - Dra. Fiorella Ignacio Bartalo, tema “Repercussão do Trabalho intermitente no Direito Previdenciário” 15h às 15h50 - Dr. Guilherme Miguel Gantus, tema “ Honorários de Sucumbência – Análise Completa acerca do tema, com cotejo detalhado da atual Jurisprudência Emanadas das Cortes Superiores – Teses Jurídico para Minimizar os Riscos Processuais, incluindo o Pré-Questionamento Temático” 16h às 16h05 - Coffe Break 16h10 às 17h - Dr. André Luiz Paes de Almeida, tema “Impactos da Reforma  nas Demandas Trabalhistas” 17h às 18h - Cerimônia de encerramento
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 23/10/2019 por Jhonatan Sotano Galante

PREMIADO NO CIC DOA PRÊMIO AO HCC

O aluno do terceiro ano do curso de Direito e estagiário do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, Luiz Henrique Ramos de Lima, foi classificado em 2º lugar durante o XI Congresso de Iniciação Científica (CIC) da instituição de ensino e doou o valor da premiação para o Hospital de Câncer de Catanduva. A doação do prêmio, no valor de R$ 100, foi uma decisão do grupo ganhador com a finalidade de incentivar a comunidade a abraçar a causa. “Nossa ideia foi conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância das doações ao HCC para dar continuidade ao tratamento dos pacientes que é 100% gratuito e principalmente por oferecer o tratamento completo próximo de casa, vivenciei na família as dificuldades de locomoção até outra cidade para o tratamento e depois da experiência, vi a real importância”, disse Luiz. O trabalho premiado abordou as práticas para redução/eliminação do passivo trabalhista: como utilizar os programas de compliance para evitar ações judiciais trabalhistas e foi coordenado pelo Prof. Me. Kleber Henrique Saconato e pela egressa Leila Renata Ramires Masteguin e elaborado pelos alunos Adriano Antônio de Oliveira, Bruno da Silva Rodrigues, Igor Melhado Gardinal, Isabelle Galvani Pereira, Larissa Pedrasoli, Lucas Baisso Cesarino, Lucas Correa Leite, Luiz Henrique Ramos de Lima, Maria Eduarda Bezerra Marcos, Matheus Aparecido Lourençano e Thales Henrique dos Santos. “Por meio desta ação, queremos demonstrar que o pouco que temos já basta para fazer um bem enorme a quem menos imaginamos e que por mais que artigos, livros e o estudo nos tornem mais técnicos, nunca deixemos de visar a verdadeira prioridade: a solidariedade e a importância da vida humana”, ressaltaram os alunos que fizeram a doação.
Hospital de Câncer de Catanduva
Publicado em 21/10/2019 por Marcella Milani

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFIPA TEM 480 INSCRITOS

A UNIFIPA realizou nos dias 03 e 04 de outubro o XI Congresso de Iniciação Científica e o X Workshop de Pós-Graduação, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica na Instituição, divulgando para a comunidade acadêmica os trabalhos realizados pelos alunos das faculdades e docentes.             Na abertura oficial, no dia 03, o diretor de Inovação e Redes do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), Fábio Reis, ministrou a palestra “IV Revolução Industrial e a Inovação do Ensino Superior”. Nesta sexta-feira (04) foram apresentados os trabalhos científicos e o Projeto Discentes da UNIFIPA.             O CIC e o Workshop de Pós-Graduação tiveram 480 inscritos, sendo que 148 trabalhos foram apresentados oralmente e 11 em painéis, nos campi Sede e São Francisco, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Pós-Graduação. A premiação dos trabalhos será divulgada no site do CIC no dia 11 de outubro próximo.             A  Iniciação Cientifica é modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação  são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio. Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter formação completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2019 por Mauro Assi

PROJETO DO DIREITO MINISTRA PALESTRA SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR

        O Grupo de Extensão “Observatório das Relações do Consumo” do curso de Direito da UNIFIPA e a Coordenadoria do PROCON de Catanduva estão fazendo um trabalho com os alunos daquele curso sobre “Educação para o consumo” nas escolas públicas e particulares do município de Catanduva.               Nesta quarta-feira (02/10), na Escola Elias Nechar, foi ministrada palestra para os alunos do curso Técnico de Administração e Informática sobre Direitos Básicos do Consumidor - prazos de garantia, garantia contratual, meia entrada, venda casada, compras pela internet, direito de arrependimento. Após a palestra, os alunos foram nas salas do Ensino Médio para distribuir a cartilha “Cartão de crédito”, elaborada pela Fundação PROCON.               O projeto Observatório Social das relações de Consumo está em execução desde 2012 em parceria com o PROCON de Catanduva e “vem trabalhando com o objetivo de conscientizar a população, transmitindo conhecimentos nas áreas de cidadania e de direitos do consumidor”, informou a coordenadora do projeto, Profa. Beatriz Trigo.      O grupo tem página no Facebook, “Observatório do consumidor”, e perfil no Instagram/observatorio_do_consumidor onde realiza postagens semanalmente de temas relacionados ao Direito do Consumidor.  
Direito
Publicado em 02/10/2019 por Mauro Assi

DIREITO REALIZA A 1ª OLIMPÍADA JURÍDICA

            Nos dias 18 e 19 de setembro, o curso de Direito da UNIFIPA realizou a 1ª Olimpíada Jurídica, que integrou a XXVIII Semana Monsenhor Albino. A olimpíada consistiu em disputas de júris simulados e competição sobre questões jurídicas. Os alunos do 4º ano B venceram o júri simulado, organizado pelo Prof. Mestrando José Guilherme Silva Augusto. Os vencedores da disputa das questões jurídicas foram os alunos do 3º ano B, organizado pelo Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu, com colaboração do corpo docente do curso.             Segundo o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, as atividades tiveram o apoio dos alunos dos dois primeiros anos para a realização do júri simulado. “Foi bastante enriquecedor; despertou o interesse e a participação dos alunos com uma integração muita positiva. Só temos que comemorar com esse evento”, disse o coordenador.    
Direito
Publicado em 24/09/2019 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO VAI À PRAÇA E OFERECE EXAMES E ATENDIMENTOS GRATUITOS À POPULAÇÃO

            Todos os Departamentos da Fundação Padre Albino foram, no último sábado (21), das 9h00 às 12h00, na Praça Monsenhor Albino, para orientações e atendimentos gratuitos à população. No evento “Fundação Padre Albino na praça”, a UNIFIPA, com seus dez cursos, os hospitais Emílio Carlos, Padre Albino e de Câncer, o Recanto Monsenhor Albino, Museu Padre Albino, Colégio Catanduva, o Padre Albino Saúde e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ofereceram à comunidade orientações, exames e atividades de lazer. A atividade fez parte da XXVIII Semana Monsenhor Albino.             O curso de Administração, através da FAECA Júnior, deu orientações sobre finanças pessoal e empresarial e para preenchimento de currículo. O curso de Engenharia Agronômica, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, doou mudas frutíferas e nativas, e doou inúmeras mudas de hortaliças. O curso de Biomedicina fez tipagem sanguínea e deu informações diversas sobre saúde através das suas Ligas. O curso de Direito teve como foco a orientação da cidadania e entrega de cartilhas temáticas, preenchimento de questionários etc. Os cursos de Educação Física fizeram avaliação física - Percentual de Gordura Corporal; Percentual de Massa Muscular; Análise Postural; RCQ (Relação Cintura-Quadril); IMC (Índice de Massa Corporal) e Flexibilidade. O curso de Farmácia conscientizou sobre os perigos da automedicação, orientou sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, aferiu pressão arterial e fez exames de glicemia capilar, orientou sobre o uso de protetores solares e distribuiu amostras grátis e expôs plantas medicinais e produtos fitoterápicos elaborados pelas suas Ligas. A Liga de Infectologia do curso de Medicina fez aplicação de testes rápidos nos pacientes (HIV e demais DSTs) e o curso de Pedagogia abordou a literatura infantil, com foco na vida e obra de Monteiro Lobato e tema O Sítio do Pica Pau Amarelo.             O Padre Albino Saúde fez exame de anemia e, com a presença de oftalmologista, exame de acuidade visual, acupuntura, distribuiu pipoca e sorteou três vagas para o programa Medicina Preventiva.             O Hospital Emílio Carlos levou o Circuito do Idoso e o Hospital Padre Albino fez dinâmica de higienização das mãos; distribuiu folhetos e camisinhas; realizou ação de Fisioterapia e exame de tipagem sanguínea. O Hospital de Câncer de Catanduva deu informações sobre seu funcionamento, cadastrou doadores e deu orientações sobre prevenção e tratamento do câncer por alunos do curso de Medicina da UNIFIPA.             O AME Catanduva levou o Projeto AME ao próximo e distribuiu mudas e o Recanto Monsenhor Albino promoveu atividade lúdica e deu esclarecimentos referentes à instituição.              
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/09/2019 por Mauro Assi

DIREITO MINISTRA PALESTRA SOBRE CARTILHA DO CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS

              No dia 13 de setembro, o curso de Direito da UNIFIPA ministrou palestra sobre a cartilha do Controle Social dos Gastos Públicos para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora do Calvário. A palestra foi ministrada pela Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel e pelo aluno Lucas Baisso Cesarino.               Durante a palestra, a Profa. Ivana abordou questões de relevância nacional, como reforma da Previdência, tributação sobre consumo, como não ser enganado nas eleições,  estatísticas sobre corrupção no Brasil, fake news, dentre outros, que poderão, inclusive, ser tema de redação do Enem. “Foi um prazer mostrar aos futuros universitários do Colegião que o curso de Direito da UNIFIPA desenvolve, de forma permanente, importantes projetos de extensão e assume o fiel compromisso de divulgá-los para que a sociedade se sinta cada vez mais informada de todos os seus direitos”, ressaltou a professora.    
Direito
Publicado em 17/09/2019 por Mauro Assi

GRUPO DE EXTENSÃO MINISTRA PALESTRA SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

           No dia 11 de setembro, os alunos do curso de Direito da UNIFIPA, membros do grupo de extensão “Observatório Social das Relações de Consumo”, coordenado pela Profa. Me. Beatriz Trigo, ministraram palestra para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do COC sobre Direitos Básicos do Consumidor, prazos de garantia, garantia contratual, meia-entrada, venda casada, compras pela internet e direito de arrependimento.               O projeto Observatório Social das relações de Consumo está em atividade desde 2012 em parceria com o Procon de Catanduva e trabalha com o objetivo de conscientizar a população, transmitindo conhecimento nas áreas de cidadania e de direitos do consumidor. O grupo tem uma página no Facebook “Observatório do consumidor” e perfil no instagram/observatorio_do_consumidor, onde o grupo realiza postagem semanalmente com temas relacionados ao Direito do Consumidor.  
Direito
Publicado em 13/09/2019 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO VAI À PRAÇA PARA EXAMES E ATENDIMENTOS GRATUITOS

Todos os Departamentos da Fundação Padre Albino estarão dia 21 de setembro próximo, das 9h00 às 12h00, na Praça Monsenhor Albino, para atendimento gratuito à população. O evento “Fundação Padre Albino na praça” oferecerá à comunidade orientações e exames, entre outras atividades. A atividade encerra a XXVIII Semana Monsenhor Albino. 15/09 – domingo  Igreja Matriz de São Domingos 19h30 – Missa de abertura    16/09 – segunda-feira  Padre Albino Saúde Recepção 7h20 – Bênção Estacionamento 8h00 às 10h00 e 14h00 às 16h00 – aferição de pressão arterial, dinâmica com bexigas e entrega de brindes  Curso de Farmácia Unidades Básicas de Saúde 8h00 às 11h00 – Conscientização sobre os perigos da automedicação  Hospital Emílio Carlos Saguão principal 8h00 - Ginástica laboral para funcionários 9h00 - Tour musical (viola ou violino)          Curso de Biomedicina Saguão da Secretaria do Campus Sede 8h00 às 11h00 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  AME Catanduva Recepção 9h00 –– Apresentação do coral do CPP  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Padre Albino Saúde Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca     17/09- terça-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte      Curso de Enfermagem Campus Sede 8h00 – V Curso de Desbride   Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia  Hospital Padre Albino 8h30 ou 14h00 -  City tour conhecendo a história – visita dos funcionários ao Museu Padre Albino Saída defronte a recepção principal (Rua Belém)  Curso de Enfermagem Campus Sede 19h00 - VI Simpósio de Curativos  Curso de Direito Campus São Francisco 19h30 às 22h00 - 1ª Olimpíada Jurídica  Colégio Catanduva Anfiteatro Padre Albino 19h30 – Premiação do VIII Concurso musical “Resgatando e mantendo viva a memória de Monsenhor Albino”  UNIFIPA Clube de Tênis Catanduva 20h00 - lançamento da campanha Desafio de Natal 2019* *Em parceria com a ARCOS – Associação e Rede de Cooperação Social    18/09 - quarta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Padre Albino Saúde Medicina Preventiva - Rua Aracaju, 495 7h00 às 10h00 – Relaxamento – yoga profissional Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca   Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia   Hospital Padre Albino Refeitório 8h30, 15h00 e 23h00 – Café temático: Monsenhor Albino, 101 anos   Curso de Biomedicina Colégio Nossa Senhora do Calvário 13h30 às 16h30 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  Curso de Farmácia UBS do Solo Sagrado 16h00 às 19h00 - Conscientização sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e perfurocortantes  Curso de Direito Campus São Francisco 19h30 às 22h00 - 1ª Olimpíada Jurídica  Colégio Catanduva Anfiteatro Padre Albino 19h30 – Premiação do V Concurso de redação "Monsenhor Albino – pequenos gestos, grandes ações"  Curso de Medicina Teatro Municipal “Aniz Pachá” 20h00 – solenidade oficial de comemoração dos 50 anos do curso       19/09 - quinta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte  Curso de Biomedicina Saguão da Secretaria do Campus Sede 8h00 às 11h00 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  Curso de Biomedicina Serviço de Quimioterapia 8h00 às 10h00 – Café da manhã  Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia  AME Catanduva Recepção central 9h00 e 14h00 – encenação da história do Padre Albino pelos funcionários  Curso de Educação Física Licenciatura Recanto Monsenhor Albino 14h00 - Café solidário      20/09 - sexta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Hospital Emílio Carlos Saguão principal 8h00 – Apresentação do coral do curso de Pedagogia da UNIFIPA  Curso de Farmácia Drogaria São Judas Tadeu 8h00 às 12h00 - Cuidados farmacêuticos em pacientes hipertensos e diabéticos: aferição de pressão arterial e realização de glicemia capilar  AME Catanduva Recepção 9h00 – Apresentação da orquestra de viola caipira “Novo mundo”  Padre Albino Saúde Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca Ambulatório próprio 14h00 às 16h00 – Palestra “Cuidados com a pele”, pela Dra. Daniela Ronque  Anfiteatro Padre Albino 20h30 – Outorga dos troféus Fundação Padre Albino e Monsenhor Albino      21/09 – sábado  Curso de Administração Campus São Francisco 8h00 – Caravana do projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte  Praça Monsenhor Albino 9h00 – Fundação Padre Albino na praça  Igreja Matriz de São Domingos 19h00 – Missa de encerramento
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/09/2019 por Marcella Milani

CEPRAJUR REALIZA SESSÃO DE MEDIAÇÃO NO SALÃO DO JÚRI DO CAMPUS SÃO FRANCISCO

           No dia 06 de setembro, o Centro de Práticas Jurídicas (Ceprajur) do curso de Direito da UNIFIPA realizou duas sessões simuladas de mediação e conciliação no Salão do Júri do Campus São Francisco. A atividade foi realizada pelos alunos do 3º ano e compõe o estágio regular do curso.             Segundo o Prof. Me. Donizett Pereira, que orienta os alunos neste semestre, os próprios alunos formularam as hipóteses de trabalho, que trazem os conteúdos a serem discutidos durante a simulação, tornando-se protagonistas de seus próprios aprendizados. “Esse método de aprendizagem, que privilegia a autonomia dos educandos, propicia um envolvimento muito profícuo do aluno com o seu espaço de atuação, servindo para suscitar uma experiência que possibilita vivenciar as aflições e desafios de quem busca solucionar seus conflitos cotidianos em um ambiente alternativo à rigidez e morosidade do Poder Judiciário”, explicou o docente.    
Direito
Publicado em 09/09/2019 por Mauro Assi

DIREITO UNIFIPA LANÇA A 5ª CARTILHA DO CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS

            No dia 02 de setembro, o curso de Direito da UNIFIPA apresentou a nova cartilha do Controle social dos gastos públicos. A cartilha V traz uma temática de importância nacional - os tributos, em razão da iminente reforma tributária e é resultado do projeto de extensão que leva o mesmo nome, sob  orientação da Profa. Me. Ivana Mussi Gabriel.               “Na cartilha V o cidadão tem ciência da tributação alta e injusta que ocorre no Brasil, em especial aquela velada e invisível, que incide sobre o consumo de produtos e serviços e que atinge a todos”, explicou a professora. “Além de ensinar sobre a tributação de forma simples e lúdica, a cartilha V busca provocar reflexão crítica no leitor a respeito da sonegação fiscal, abordando assuntos outros que fazem parte do flagelo social, como o déficit habitacional e a fome, o que se dá por meio do novo personagem, denominado Tito”, acrescentou.               Para a Profa. Ivana “é muito prazeroso conduzir um projeto de extensão que durante seis anos busca construir uma ponte de aproximação entre o Direito e a sociedade. Neste ano, a cartilha V fala diretamente com o cidadão consumidor, que suporta o peso da carga tributária repassada a ele toda vez que consome algum bem ou serviço. É preciso que todos conheçam a tributação sobre o consumo para se proteger. A cartilha V está linda, incrível, divertida e, sobretudo, com elementos históricos e culturais”, comemorou.               Os autores da cartilha V são alunos e egressos do curso de Direito da UNIFIPA, que além do compromisso de escrever as cartilhas educativas promovem, semanalmente, atualização de temas jurídicos pertinentes para sociedade na página criada no instagram (@mensalinho.explica e no facebook mensalinhocontracorrupção, com visibilidade social. São eles: Alana Fávaro, Amanda Mafei, Ana Letícia Bragion dos Santos, Bianca de Oliveira Antinhane, Eduarda Destre Pezolito, Gabriela de Faria Piva, Guilherme Augusto Trevisan, João Victor Mota, Júlia Lavrador, Karina Ogata, Luana Alves Porto, Lucas Baisso Cesarino, Luís Augusto Guareis dos Santos, Marcos de Oliveira Melo Filho, Nathália Louise Baraldi, Pollyana Fernandes Amoroso, Sabrina Fernanda dos Santos Martins e Thales Henrique dos Santos.               As cartilhas educativas já tiveram reconhecimento, como na seleção de trabalhos brasileiros voltados à cidadania realizado em 2017 pela Universidade de Sourbonne. No ano passado, a Profa. Ivana recebeu votos de congratulações da Câmara Municipal de São José do Rio Preto/SP em razão do teor informativo da cartilha IV, voltada às eleições.    
Direito
Publicado em 09/09/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DE DIREITO MINISTRAM PALESTRA PARA ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO

              Os alunos do curso de Direito da UNIFIPA Thales Henrique dos Santos, Lucas Cesarino, João Victor Mota, Nathália Baraldi, Bianca Oliveira, Polyana Amoroso e Luana Porto, integrantes do grupo de extensão "Controle social dos gastos públicos", coordenado pela Profa. Ivana Mussi Gabriel, ministraram, no dia 22 de agosto, a palestra "Tributação nas empresas" para alunos do curso de Administração.             Na palestra, ministrada a convite da Profa. Dra. Maria Tereza de França Roland, os acadêmicos de Direito deram esclarecimentos jurídicos aos futuros administradores de empresas e entregaram cartilhas educativas.   
Direito
Publicado em 04/09/2019 por Mauro Assi

DIREITO LANÇA VOLUME 13 DA REVISTA DIREITO E SOCIEDADE

            No dia 21 de agosto, no Campus São Francisco, o curso de Direito da UNIFIPA lançou o Volume 13 da revista de estudos jurídicos e interdisciplinares “Direito e Sociedade, apresentou os programas de pesquisa e extensão e promoveu a aula magna com o Prof. Dr. Caio Bartine sobre “Reforma Tributária”. O evento, do qual participaram 300 pessoas, foi realizado simultaneamente em duas salas.             De acordo com o coordenador de Extensão do curso, Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu, a UNIFIPA oferece aos seus alunos não só a formação técnica necessária para o exercício de atividades jurídicas, mas também forma cidadãos conscientes de seu verdadeiro papel na sociedade. “As atividades de pesquisa e extensão têm exatamente esse viés, de permitir que os alunos compreendam a posição que os profissionais do Direito devem exercer na sociedade, como verdadeiros agentes de transformação”, explicou.             O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, coordenador do curso, Prof. Me. Gustavo Casagrande Canheu e Profª. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coordenadora de Pesquisa.    
Direito
Publicado em 28/08/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO DIREITO APRESENTAM TRABALHO EM ENCONTRO DE PESQUISA

            Os alunos do curso de Direito da UNIFIPA Ana Júlia Buniak Pinto, Isabela Baptista Olívio e Matheus Mendes Marques acompanhados da Profa. Ana Paula Polacchini de Oliveira participaram do IX EPED - Encontro de Pesquisa Empírica do Direito para expor o trabalho “Democracia e cidadania: Sistema Único de Assistência Social como direito social e política pública - Rede SUAS e efetividade no GT 30 - Estado, Direito e Políticas Públicas”. O trabalho apresentado pelos alunos é fruto das atividades do projeto intitulado com o mesmo nome.              O IX EPED foi realizado de 05 a 09 de agosto em Osasco/SP, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promovido pela REED - Rede de Estudos Empíricos em Direito e tem se consolidado como importante evento para debate e construção da pesquisa empírica em Direito no Brasil.                
Direito
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO DIREITO ASSISTEM PALESTRA SOBRE O MUNICÍPIO VERDE E AZUL

            No dia 07 de agosto, os alunos do 5º ano do curso de Direito da UNIFIPA assistiram a palestra ministrada pelo diretor da Secretaria do Meio Ambiente de Catanduva, José Maurício Braga, sobre o Programa Município Verde e Azul.             O Município Verde e Azul monitora diversas atividades do município, tais como coleta seletiva, estação de tratamento de esgoto, qualidade da água, áreas de preservação ambiental, dentre outras. A atividade apresentou a aplicação prática da legislação ambiental como complemento do conteúdo da matéria Direito Ambiental.             De acordo com a Profa. Ma. Beatriz Trigo,  o convidado apresentou os diversos programas e incentivos de preservação do meio ambiente promovidos pelo município, como o programa "Adote uma praça" e "Adote uma árvore". “O palestrante também falou sobre a competência de fiscalização, tanto do município quanto do Estado, denúncias, animais silvestres, maus tratos de animais, poda drástica”, explicou a professora.    
Direito
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

SESMT REALIZA TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO NO CÂMPUS SÃO FRANCISCO DA UNIFIPA

            O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Padre Albino realizou nos dias 27 e 28 de junho treinamento de Brigada de Incêndio com os colaboradores do Câmpus São Francisco da UNIFIPA. As atividades foram divididas em duas etapas: no dia 27, conteúdo teórico e prático de Prevenção e Combate a Incêndio com os instrutores Carlos Henrique Ornellas e Marília Cecília Diniz; no dia 28, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente Ana Lúcia dos Santos falou sobre Primeiros Socorros.               De acordo com a técnica de segurança do trabalho Marília Cecília Diniz, a brigada é composta por um grupo de pessoas treinado e capacitado dentro da empresa para realizar atendimento em situações de emergência. “No geral, as pessoas são treinadas para atuar na prevenção e combate de princípios de incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes”, explicou a técnica.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

PROJETO DNA ATENDE 98 PESSOAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

           No primeiro semestre deste ano, 31 famílias (98 pessoas) foram atendidas pelo Projeto de Investigação de Paternidade por meio da coleta descentralizada de DNA em Catanduva, promovido pelo Fórum da comarca em parceria com os cursos de Enfermagem e Direito da UNIFIPA. O projeto, que conta com a colaboração e participação de alunos e professores do Centro Universitário Padre Albino e convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC, possibilitou atendimento à população de 14 cidades - Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama, Bebedouro.   As atividades jurídicas dos atendimentos às famílias convocadas, como triagem, entrevistas e registros foram realizadas no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania) do município por estudantes do curso de Direito. Já a coleta de material biológico para investigação parental das 98 pessoas foi feita pelas alunas do curso de Enfermagem, supervisionadas por professora.               Docente da UNIFIPA e supervisora do projeto, a Profª Dra. Maristela Aparecida Magri celebra os resultados obtidos. “De fevereiro a junho sete acadêmicas de Enfermagem participaram do projeto. A coleta do material biológico para o exame de DNA com a finalidade de confirmação de paternidade e espolio tem sido de grande importância para as pessoas de Catanduva e região, pois acontece próximo das residências delas, trazendo conforto e comodidade”, ressalta. E finaliza acrescentando que “o momento da coleta, na maioria das vezes, é constrangedor, pois expõe a intimidade e sentimentos das pessoas envolvidas. Estamos no projeto desde 2015 e temos contribuído para que este momento seja conduzido da melhor maneira possível, com profissionalismo e respeito com os envolvidos”, finaliza Maristela Magri.   Para outras informações e atendimento jurídico basta entrar em contato com a Defensoria Pública/OAB Catanduva pelos telefones (17) 3523-3005 / (17) 3523-4828.            
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/06/2019 por Mauro Assi

DIREITO REUNIU MAIS DE 350 PESSOAS NO 1º SEMINÁRIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

              No dia 7 de junho, o curso de Direito UNIFIPA, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catanduva, reuniu mais de 350 pessoas, entre estudantes e profissionais do Direito, no 1º Seminário de Direito Previdenciário. Tendo como tema central a Reforma da Previdência, o seminário foi realizado no Câmpus São Francisco da UNIFIPA, na Rua Seminário, 281, e coordenado pela Comissão de Cultura e Eventos, Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Catanduva, curso de Direito da UNIFIPA e Escola Superior de Advocacia de Catanduva.               O coordenador do curso de Direito UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Rossi, enalteceu o seminário, que teve recorde de participantes. “O seminário promoveu a integração entre estudantes e profissionais do Direito e a absorção de conhecimento sobre um tema jurídico e social tão relevante e atual que é a reforma da previdência”, comemorou o coordenador.  
Direito
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

“POR UM MUNDO LIVRE” É TEMA DE DEBATE NA UNIFIPA

              Os cursos de Direito e Medicina da UNIFIPA promoveram, no último dia 29, no Câmpus São Francisco, o debate “Por um mundo livre – Saúde LGBT+ e a orientação sexual como um determinante social de saúde”. A atividade abordou temáticas como a saúde física e mental, com a aluna do 3º ano de Medicina Beatriz B. Parsekian e com a psicóloga Telma Abrahão; os direitos da população LGBT com o aluno do curso de Direito da UNIFIPA Mario Quiudini Neto e depoimento da transexual Carla Mendes.             Durante o debate, os palestrantes apresentaram dados e informações sobre a temática, como a recente alteração na Organização Mundial de Saúde (OMS), de 18/05/2019, em que o transexualismo e o travestismo deixam de ser consideradas doenças; exemplo de épocas e culturas onde as características físicas e as vestimentas determinavam o ser homem/mulher e a morte de um LGBT a cada 26 horas no Brasil, além de ser o 2º país que mais acessa sites LGBTs, mas é o primeiro com mais mortes.             Houve sorteio do livro “Dois pais, SIM” do primeiro casal homoafetivo a adotar uma criança no Brasil, na época residentes em Catanduva, Vasco da Gama e Junior de Carvalho, a divulgação do número 136 (Disque Saúde) para denúncias e informações e da página www.facebook.com/cidadaniaplural , criada pelos alunos  do curso de Direito da UNIFIPA, através de projeto de extensão.    
DireitoMedicina
Publicado em 31/05/2019 por Mauro Assi

DIREITO PROMOVE SESSÃO DE CINEMA CRÍTICO-REFLEXIVO AOS ALUNOS

  No dia 24 de maio, às 19h30, no Câmpus São Francisco, o curso de Direito da UNIFIPA realizou sessão de cinema como parte do conteúdo da disciplina Português Jurídico I, ministrada pela Profa. Maria Tereza de França Roland. O filme exibido foi o clássico “12 Homens e uma sentença”, de 1957, dirigido pelo cineasta Sidney Lumet. Mais de 90 alunos assistiram ao filme, destinado ao 1º ano (A e B) da graduação.   O filme apresenta o processo de decisão de um corpo de jurados, formado por doze homens, durante o julgamento de um rapaz acusado de assassinar o próprio pai. Na primeira rodada de votação, a contagem de votos fica em 11 votos “culpado” contra um “inocente”. Esse voto discordante levou os jurados ao debate e, a cada nova rodada de votação, os votos “inocente” aumentava. O questionamento de detalhes e lacunas das provas resultaram na absolvição do julgado.   Segundo a Profa. Maria Tereza, o filme mostrou que, sob perspectivas diferentes, uma prova, um fato ou um depoimento tomado inicialmente como evidência pode perder força e até se revelar infundado. “A atividade representou uma oportunidade de aprendizado para os alunos, pois, além da fruição do filme, eles tiveram a oportunidade de aplicar os ensinamentos oriundos da disciplina de forma crítico-reflexiva, ao analisar o conteúdo narrativo e aspectos da construção do texto cinematográfico”, finaliza.  
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 30/05/2019 por Juliano Spósito

CEPRAJUR REALIZA SESSÕES SIMULADAS COM ALUNOS DO 1º E 3º ANOS

            O Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR) do curso de Direito da UNIFIPA realizou dia 13 de maio sete sessões simuladas de mediação. A atividade foi feita com os alunos do 1º e 3º anos do curso, que assumiram os papéis correspondentes a uma sessão de mediação - parte, advogados e mediadores.               De acordo com o Prof. Me. Donizett Pereira, a sessão de mediação tornou-se obrigatória nos processos judiciais a partir da edição do Novo Código de Processo Civil e representa a tentativa do Tribunal de Justiça de São Paulo em encaminhar a resolução de conflitos de forma pacífica. “A capacitação dos alunos para o enfrentamento das questões do cotidiano da futura profissão jurídica é uma atividade constante no curso de direito das UNIFIPA, sempre pensando na qualidade do ensino das melhores técnicas ao seu corpo discente”, finalizou o professor.    
Direito
Publicado em 17/05/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DO CURSO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

         No dia 17 de abril, a Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROEAD) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) promoveu o primeiro encontro presencial do curso Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas ao Ensino Superior para 26 docentes da instituição. Na abertura, a Profa. Dra. Maria Rita Braga, Pró-Reitora de Educação a Distância, falou sobre a importância da aplicação de tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional.               Após a apresentação do vídeo institucional da PROEAD, a Profa. Ma. Márcia Helena Magati Antonioli fez uma dinâmica de integração com os docentes. Na sequência, o Prof. Me. José Claudinei Cordeiro falou sobre os primeiros passos para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sobre o Moodle, ferramenta do tipo Learning Management Systems (LMS), Sistemas de Gestão de Aprendizagem baseado em ambientes virtuais.               Os docentes participantes realizarão atividades práticas de utilização do AVA Moodle-UNIFIPA no decorrer de todo o curso. O próximo encontro presencial está previsto para o dia 25 de maio.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/04/2019 por Mauro Assi

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNE DIREITO E TECNOLOGIA

             Em parceria com o curso de Direito da UNIFIPA, a empresa Integrativa iniciou o projeto de extensão universitária Direito & Tecnologia. A proposta é que os dez acadêmicos selecionados participem de um laboratório de inovação, unindo os conhecimentos legais com análise de novas tecnologias, com o objetivo de gerar insights para aperfeiçoamento do software desenvolvido e comercializado pela empresa, responsável por gerenciar os processos judiciais das Procuradorias e Departamentos Jurídicos de Prefeituras e autarquias.              Segundo o diretor comercial da Integrativa, Luciano Pereira, os universitários terão contato com tecnologias que estão despontando no Direito, como a Inteligência Artificial, Ciências de Dados e Robotização, inovações estas que, há algum tempo,  estão revolucionado o mundo jurídico. “A missão deles será também estudar os movimentos dos processos judiciais, idealizando boas práticas com vistas a torná-los mais céleres e eficientes”, explicou.             De acordo com o coordenador do curso de Direito, Dr. Luís Rossi, é importante ressaltar que a iniciativa proporciona diferencial para os estudantes, já que as novas tecnologias estão transformando o mundo, as relações humanas e, consequentemente, o exercício da profissão. “Esse tipo de trabalho já acontece em universidades localizadas em grandes centros e, juntos, estamos trazendo esse formato para o interior”.             Para Pereira, o projeto é uma excelente oportunidade para troca de experiências e muito aprendizado a todos os envolvidos, na medida em que amplia não apenas a perspectiva de atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, da própria aplicabilidade do Direito. “Estamos orgulhosos pela UNIFIPA e seus alunos terem aceitado esse desafio”, finalizou.    
Direito
Publicado em 15/04/2019 por Mauro Assi

SESSÃO DE CINEMA PROMOVE DEBATE SOBRE SOCIOLOGIA JURÍDICA

Nos dias 03 e 05 de abril, a partir das 19h00, o curso de Direito da UNIFIPA promoveu sessão de cinema para os alunos do segundo ano A e B, atividade da disciplina Sociologia Jurídica. 100 alunos acompanharam o filme "O quinto poder", do diretor Bill Condon, como metodologia ativa de aprendizagem. O filme conta a história do site WikiLeaks, fundado por Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg. O site foi criado para dar notícias na íntegra em uma plataforma que permite o vazamento de dados sigilosos por delatores de forma anônima. Documentos da inteligência confidencial americana são divulgados para o mundo.   “Com esse cenário, os alunos puderam analisar o fato social levantado no filme e os reflexos no campo do Direito, argumentando e justificando a atuação de cada personagem e os impactos jurídicos e responsabilidades, tanto dos cidadãos quanto das instituições envolvidas”, explica a docente responsável pela atividade, Profa. Beatriz Trigo.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 10/04/2019 por Juliano Spósito

bcurso direito


R. do Seminário, 281 - São Francisco
Cep: 15806-310 - Catanduva / SP
(17) 3311-4800

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA

Main Menu